Lula também esteve presente na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, em Arcoverde e sancionou durante a noite, no Recife, a lei do Marco Regulatório do Sistema Naci
Foto: Guilherme Camilo | CBN Recife
Após 14 anos do início das obras, o presidente Lula inaugurou a nova fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A obra foi alvo de uma Operação da Polícia Federal, em 2015, onde na época, agentes da PF flagraram maços de dinheiro sendo arremessados de uma das janelas de um prédio no Recife, onde morava o então diretor-presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar irregularidades com a empreiteira responsável pelas obras, cancelando o contrato.
Com a construção interrompida em 2016, ano em que a unidade deveria ficar pronta, a diretoria da Hemobrás foi afastada pela Justiça, após recomendação do Ministério Público Federal. Em 2022, dois ex-funcionários da Hemobrás e um representante da construtora foram condenados pela Justiça Federal, por envolvimento em fraudes na construção da fábrica.
Passadas as polêmicas, a nova fábrica, que teve investimento de R$1,2 bilhão, foi concluída no fim de 2023, mas inaugurada somente seis meses depois.
Na cerimônia Lula afirmou que a entrega da nova fábrica é uma "resposta concreta" a uma estratégia nacional de desenvolvimento econômico do país.
Anualmente, 1,2 bilhão de unidades internacionais do medicamento poderão ser produzidas para serem utilizadas e distribuídas no Sistema Único de Saúde, até o final de 2025, no tratamento de hemofilia tipo A. Mas isso só será feito após um processo de qualificação junto à Agência de Vigilância Sanitária.
Na visita a Pernambuco, Lula também esteve presente na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, em Arcoverde e sancionou durante a noite, no Recife, a lei do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...