Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Anvisa faz alerta sobre riscos de utilizar cosméticos injetáveis

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis, apenas produtos cadastrados como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma

16/11/2023
    Compartilhe:

Via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis, apenas produtos cadastrados como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma

Foto: Divulgação / G1

Foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma nota técnica que alerta a população sobre o uso de cosméticos injetáveis, que são proibidos pela Autarquia. Entre os problemas associados ao uso dos produtos irregulares está a embolia pulmonar, que é a obstrução de uma artéria do pulmão devido a um coágulo sanguíneo.

Para exemplificar, a Anvisa cita o caso de uma jovem de 29 anos, que sofreu de embolia pulmonar e hemorragia no órgão após a realização de um preenchimento no bumbum com bioestimulador. Na ocasião, ela chegou a ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e entubada.

Após iniciar o monitoramento do cenário, a agência proibiu o uso de uma série de produtos das empresas Bio Essencialli, PHD Cosméticos e Biometik. O órgão trouxe o argumento de que as embalagens dos cosméticos e propagandas induzem o profissional e consumidor ao uso injetável.

A Anvisa destaca que, via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis. Somente produtos cadastrados junto à autoridade sanitária como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook