Vereadores de Vicência são cassados por fraude à cota de gênero pelo TRE-PE
Hoje (29), foi cassada por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, a chapa de candidatos a vereador do PROS de Vicência que disputou as eleições de 2020 por fraude à cota de gênero. Com informações do Blog do Islan.
Com a decisão, dois vereadores eleitos pela legenda perdem os mandatos e o as quatro candidatas laranjas receberam, como punição, a pena de inelegibilidade por oito anos.
Os vereadores Almi de Melo e Pirraia de Angélicas foram cassados pela decisão, e com a recontagem dos votos válidos, João Milanês (PTC) e Nado da Banana (Cidadania) devem assumir as vagas na Câmara Municipal de Vicência.
Segundo o TRE-PE, das 6 candidaturas de mulheres registradas pelo PROS, 4 delas não tiveram nenhum voto no pleito, para agravar ainda mais, três das candidatas pediram votos em suas redes sociais para outros postulantes ao cargo de vereador, ou seja, seu concorrente. Configurando assim, fraude à cota de gênero, elas apenas cumpriram formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas de gênero, mas não tinham o intuito real de competir.