Túlio Gadelha anuncia apoio candidatura de Dani Portela
O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) reconheceu que está de fora das eleições 2024 no Recife e afirmou que vai apoiar a candidatura de Dani Portela (PSOL) à prefeitura do Recife, anunciada no último sábado em convenção da federação Rede/PSOL.
“Estou fora [das eleições no Recife]. Fui pré-candidato, coloquei minhas ideias, projetos, ouvindo a população. Mas é preciso entender que, na federação, o PSOL é maior do que a Rede, o PSOL detém esse poder decisório. Havendo essa legitimidade do PSOL decidir, o PSOL decidiu pela candidata Dani e são as regras do jogo democrático”, afirmou Túlio, em entrevista coletiva concedida na manhã da segunda-feira, no Recife.
O parlamentar, contudo, também disse esperar uma mudança no posicionamento do grupo da deputada estadual em relação a ele e ao grupo que ele defende dentro da Rede.
“O PSOL não acolheu os candidatos da Rede na convenção. Conversei com 11 candidatos e eles fizeram queixas, não se sentiram acolhidos. Acho que, se somos federação, por mais radical que seja o PSOL, tem que haver um tratamento humano”, disse o deputado.
“Temos candidatos que defendem a pauta da inclusão, da sustentabilidade, as comunidades da periferia. O PSOL precisa tentar dialogar com o campo mais amplo e respeitar os que pensam diferente. A gente vê isso na direção nacional, mas não vê na direção local aqui em Pernambuco. Acho que o radicalismo tem prejudicado muito o crescimento do partido no estado”, acrescentou.
Convencão
Contrariando a versão apresentada pelo PSOL, Túlio afirmou que se inscreveu para a convenção local.
“Me inscrevi, tenho e-mails de que me inscrevi. A gente se inscreveu no prazo da convenção aqui e nacional, como a resolução da federação diz: ‘em caso de impasse na escolha do candidato a prefeito, caberá à Executiva Nacional discutir a prioridade das suas candidaturas'”, afirmou.