Tributo a Miró da Muribeca abre a programação da Cepe no 31ºFIG
João Flávio Cordeiro da Silva, o popular Miró da Muribeca, é homenageado pela Companhia Editora de Pernambuco, sábado próximo (22/07), na 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste do Estado. A obra do poeta performático, que faleceu aos 61 anos em 31 de julho de 2022, abre a programação da Cepe Editora na Praça da Palavra Luís Jardim, o polo literário do FIG. As atividades na praça são destinadas a crianças, pela manhã, e a adultos, à tarde e à noite.
Pernambucano da periferia do Recife e considerado referência na poesia de rua brasileira, Miró da Muribeca é autor de livros do catálogo da Cepe e terá sua biografia publicada pelo escritor e editor Wellington de Melo ainda este ano. É sobre esse trabalho que Wellington de Melo vai conversar com o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa, na Praça da Palavra, a partir das 17h. A mediação da mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, é da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
“A poética de Miró se confunde não apenas com as ruas do Recife, mas com as ruas de todo o Brasil. Era um poeta com um ouvido muito atento às vozes da rua e por isso se comunica com um público tão diverso. Miró não canta a cidade, mas as pessoas que a habitam”, declara Wellington de Melo, ao falar sobre a importância de Miró para o Recife, lugar onde o artista nasceu e deu início às suas performances. O Muribeca incorporado ao nome remete a um bairro de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, antigo local de moradia do poeta.
Para Wellington de Melo, a herança deixada por Miró é inestimável. “Ele fala do ser humano, que por casualidade, vive nas cidades. Mas a dimensão humana de sua poesia é o que fica, por isso o considero uma das vozes mais importantes da poesia no Brasil hoje, por sua capacidade de dizer do humano sem hermetismo, mas com uma delicadeza de olhar com poucos pares vivos”, destaca o biógrafo do poeta. O livro será uma publicação da Cepe.
Pela manhã, na Praça da Palavra, instalada na Praça Souto Filho, haverá contação de história para o público infantil do livro Atchim!, com textos de Miró e ilustrações de Cau Gomez. O título, lançado pela Cepe Editora, em 2019, foi criado tendo como mote perguntas que as crianças fazem sobre a vida e sobre Deus. A atividade é conduzida por Yalle Feitosa. O poeta também lançou pela Cepe Miró até agora(2016), uma reunião de livros publicados de 1985 a 2012, com organização de Wellington de Melo.
Aberta todos os dias das 9h às 21h, com atividades a partir das 10h, a Praça da Palavra é um espaço dotado de palco, livraria e área de convivência para lançamento de livros, debates, performances, recitais e contação de histórias. A Cepe é uma das patrocinadoras do Festival de Inverno e, este ano, a livraria da Editora no FIG leva o nome do escritor garanhuense Helder Herik. Nesse estande, o público vai encontrar pôsteres estampados com versos de Miró nos tamanhos A3 e A4, que podem ser adquiridos de forma avulsa ou no combo O poeta resiste (um livro Miró até agora, um exemplar de Atchim! e um pôster A4).
Programação da Cepe Editora na Praça da Palavra
Sábado - 22/07
Homenagem a Miró da Muribeca
10h às 11h - Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h - Workshop “Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras”, com o escritor e editor Wellington de Melo.
17h às 18h - Mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.
Domingo - 23/07
10h às 17h - Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 16h - Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin e Christiano Mascaro (dois dos autores das HQs Ragu 8 - Cepe, 2021 e Ragu 9 - Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.
16h às 17h - Bate-papo com Clarice Hoffmann e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.
Sábado - 29/07
15 às 16h - Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Domingo - 30/07
10 às 11h - Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h - Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).
16h às 17h - Bate-papo “Fazer literatura a partir de Garanhuns” com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Ações paralelas à Praça da Palavra:
Projeto Caixa de Leitura - Doações de livros para bibliotecas e Organizações não Governamentais (ONGs) de Garanhuns.
Ação colaborativa dos projetos Livros nas Praças (Cepe Editora) e Livros Livres (Secult-PE/Fundarpe) - Distribuição de livros em praças públicas e ruas de Garanhuns.