TRE cassa registro de chapa do Avante em Recife
No Recife, o registro da chapa proporcional do Avante, nas eleições deste ano, foi cassado pelo TRE-PE. Com informações do Blog Portal de Notícias PE.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a legenda teria descumprido a cota de gênero prevista em lei.
Com a decisão, todos os votos nos candidatos do Avante foram anulados. Isso inclui os vereadores eleitos Dílson Batista e Fabiano Ferraz. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (10) e deve ser publicada em breve.
De imediato, os parlamentares perdem o mandato, e uma retotalização deverá ser feita para que as vagas sejam redistribuidas.
A o voto vencedor foi proferido pelo Des. WASHINGTON LUÍS MACÊDO DE AMORIM e acompanhado pelos demais membros do tribunal. A ação da qual resultou a medida foi movida pelo DEM, que tentou desistir do processo mas teve seu pedido indeferido.
Fabiano Ferraz foi o 33º vereador mais votado entre os 39 eleitos, com 5.276 votos. Dilson Batista apareceu em 35º lugar, com 4.404 votos. Ao todo, o partido lançou 54 candidaturas a vereador do Recife, das quais 48 foram deferidas e seis indeferidas.
Na denúncia, foi levantada a hipótese de fraude nas filiações de mulheres para driblar a exigência mínima de 30% de candidatas. Isso ocorre porque cinco candidatas não receberam nenhum voto e uma sexta recebeu apenas um voto. Nenhuma delas fez campanha para buscar votos.
Segundo os denunciantes, isso indica “a hipótese de candidatura fictícia, apresentada apenas para preencher a cota de gênero e, com isso, possibilitar a participação do partido Avante, nas eleições proporcionais”.