"Todos os 184 municípios de Pernambuco foram beneficiados pelo Plano Retomada”, afirma Alexandre Rebêlo
O secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, destacou as ações realizadas pelo Governo do Estado, no Plano Retomada. Em conversa com o Blog do Alberes Xavier e com a Rede Pernambuco de Rádios, nessa terça-feira (13), o gestor afirmou que todos os 184 municípios foram diretamente beneficiados pelos investimentos destinados ao programa.
“Hoje a gente consegue dizer que todos os 184 municípios de Pernambuco foram beneficiados pelo Plano Retomada. Seja com a recuperação de uma estrada que liga vários desses municípios, com uma ação de água, uma ação de pavimentação interna, nas escolas… Quem anda pelo estado consegue ver. Já temos mais de 20 estradas concluídas e 38 em obras”, disse.
Rebêlo ainda apontou a parceria público-privada (PPP) destinada à construção, operação e manutenção de uma usina de geração de energia solar para prédios públicos do Estado. “Essa parceria é importante porque, enquanto a gente está fazendo um esforço grande de investir recursos públicos em obras públicas que gerem emprego, renda e melhore a vida das pessoa, se coloca o setor privado para investir em áreas que ele vai ter retorno financeiro, mas que nos ajude como Poder Público”, defendeu.
O leilão foi realizado em 26 de agosto e prevê investimentos de aproximadamente R$ 210 milhões na implantação da usina e investimentos em equipamentos durante os 28 anos do contrato de concessão, que após o contrato, a usina será revertida ao poder público. A estimativa é que o projeto gere uma economia de R$ 62,3 milhões para o Estado ao longo desse período. O prazo para construção da usina é de 36 meses após assinatura do contrato. Outra PPP havia sido realizada anteriormente para destinar energia para a Compesa.
Alexandre é auditor da Secretaria da Fazenda de Pernambuco desde 1992. Em 2007, assumiu a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento e Gestão, onde ajudou a montar o modelo de gestão Todos Por Pernambuco, premiado pela Organização das Nações Unidas. Em 2011, assumiu a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Em 2013, foi nomeado pelo prefeito Geraldo Julio para a Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Recife, onde permaneceu até 2016, levando para o município o reconhecido modelo adotado no Governo do Estado. Em 2017, assumiu a Secretaria de Educação do Recife.