Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Tito Moraes transmite o cargo de Presidente do Porto do Recife e faz balanço de sua gestão


Por: REDAÇÃO Portal

03/05/2023
    Compartilhe:

 

Ontem (02), ao fim do expediente, coroando a gestão marcada por avanços e entregas, o Presidente do Porto do Recife assinou o termo de cessão de uso gratuito de uma área do Porto do Recife S.A para a Polícia Militar de Pernambuco. Essa área se localiza próxima ao Terminal Marítimo de Passageiros e mede 979,32 m².


A área será destinada à implantação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), visando ampliar a segurança dos turistas que chegam ao Porto, bem como da área portuária, além da circunvizinhança da Ilha do Recife Antigo.


Prestigiados, na solenidade de encerramento do mandato, estavam presentes os Secretários Estaduais Daniel Coelho e Carla Patrícia, responsáveis pelas pastas do Turismo e da Defesa Social, respectivamente; o Comandante da PMPE, Coronel Tibério; o Comandante da CIATUR, Major Valdemiro; o Presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo; e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Carlos Santana.


“Legado para a cidade do Recife e para o desenvolvimento do Recife Antigo”, disse Moraes ao registrar a cessão da área para construção do batalhão de polícia. “Esse foi um ato gratificante para encerrar o ciclo da minha gestão à frente do Porto do Recife S.A. Foram 284 dias pautados em muito trabalho, juntamente com o empenho e colaboração dos servidores que compõem a empresa. Diversos avanços foram implementados. O Porto hoje possui mais de 53% de mulheres ocupando seus cargos. A retomada da temporada de cruzeiros foi crucial para o trade turístico do estado. Outra entrega é que brevemente será entregue o Museu do Porto do Recife. Quando se fala em receita, o faturamento no ano de 2022 foi quase 14% maior que em 2021. ”, destacou Moraes ao fazer um balanço das principais contribuições realizadas pela sua gestão. 

Nessa ocasião, Moraes registrou também que conseguiu implantar o reajuste do tarifário do Porto do Recife, que não recebia atualizações há 10 anos. Isso sem perder competitividade e sem afastar os operadores do Porto, o que representou um incremento de receita de mais de 4,2 milhões de reais.


Novas operações foram consolidadas no Porto do Recife, como a exportação de etanol produzido em Vitória de Santo Antão que anteriormente era enviado por rodovia até o Espírito Santo para ser exportado. Recuperou e viabilizou a movimentação da carga de arroz no Porto do Recife, carga que não era movimentada há 12 anos, captando a movimentação do Porto do Rio Grande do Sul. Entre essas e as demais operações, Moraes acredita que o Porto “caminha para um resultado financeiro histórico”, referindo-se à projeção de que o Porto do Recife poderá dar lucro pela primeira vez na história dos seus 21 anos de Porto do Recife S/A.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook