Terminais e estações contam com monitoramento 24h
O Governo de Pernambuco vem avançando nas ações para melhorar o serviço do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Desde a última semana está em funcionamento o Centro de Controle Operacional – CORE da Nova Mobi PE, concessionária que administra a gestão dos terminais integrados e estações de BRT, que realiza o monitoramento por vídeo, 24h por dia, dos equipamentos para levar mais segurança aos usuários.
A instalação do CORE está prevista no contrato firmado pelo Governo do Estado, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com a Nova Mobi PE por meio de Parceria Público Privada. O centro funciona no terminal integrado da Cidade Universitária e recebeu um investimento de R$ 8 milhões. Conta com sala de monitoramento, sala técnica, sala de reunião e datacenter. Mais de 200 câmeras vão acompanhar a rotina dos terminais e estações
“É uma prova de que o Governo do Estado não mede esforços para buscar resolver as questões do transporte público. Com o centro, podemos verificar em tempo real a rotina dos 26 terminais integrados e das 44 estações de BRT à medida que forem reabertas e acionar os operadores caso haja alguma ocorrência fora do comum, como invasão, vandalismo, pequenos furtos, queda do sinal gratuito de internet e até a qualidade do ar nas estações”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca. “Daremos respostas mais rápidas para manter o funcionamento regular buscando sempre melhorar a utilização desses espaços”, afirma.
Por ser dotado de aprendizado da máquina, todas as cenas são analisadas e rastreadas pelo sistema e a detecção de comportamentos ocorrerá de forma mais rápida. O sistema imediatamente sinalizará para o operador as cenas que requerem atenção e, se necessário, alguma medida de correção. “Em caso de vandalismo podemos acionar imediatamente a PM. Se ocorrer algum acidente, o SAMU é chamado no momento em que ocorre o fato. Estamos acompanhando pessoalmente a execução do contrato com a Nova Mobi PE para que transporte público na Região Metropolitana possa avançar”, declara Tomé Franca.
SEGURANÇA – Também está em vigor o acordo de cooperação técnica entre a Polícia Militar de Pernambuco, o Grande Recife Consórcio de Transportes e as secretaria de Defesa Social (SDS) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) que disponibiliza 208 PM’s a mais nos 26 terminais integrados de passageiros e no Terminal Cais de Santa Rita. Os policiais circularão pelos espaços realizando rondas e abordagens a pessoas com comportamento suspeito todos os dias, das 6h às 22h.
O acordo de cooperação técnica tem validade de dois anos e pode ser renovado por igual período. “Nossa intenção é garantir o bom uso dos terminais e a preservar o patrimônio público, proporcionando aos usuários um ambiente mais confortável e seguro nos terminais. Este acordo está no conjunto de ações e investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco para buscar atender às demandas do transporte público”, afirma o secretário Tomé Franca.