Teresa Leitão celebra 30 anos de “Da Lama ao Caos”
Foto: Mariana Leal
Marco indiscutível do cenário musical pernambucano e brasileiro, o disco “Da Lama aos Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi, completou 30 anos de lançamento. Nesta terça 10, a senadora Teresa Leitão fez um pronunciamento no Plenário do Senado homenageando o aniversário do álbum, um emblema do movimento manguebeat.
Conhecida apoiadora da cultura, Teresa Leitão definiu o manguebeat como sendo “som, é música, é ritmo, e é ainda mais do que isso: o manguebeat é um movimento cultural, um modo de ver o mundo e manifestar essa visão. Tem a nossa raiz nordestina, pernambucana, mas seus galhos reverberam visões e sonoridades cosmopolitas”.
Além da sonoridade marcante, mistura de ritmos (regionais, brasileiros, world music, rock, tecno...), “Da Lama ao Caos” impacta ainda pelas letras recheadas de críticas sociais afiadas.
A senadora pernambucana encerrou a fala citando trecho da música que dá nome ao disco (“com a barriga vazia não consigo dormir. E com o bucho mais cheio comecei a pensar que eu me organizando posso desorganizar; que eu desorganizando posso me organizar”). Por fim, enalteceu a “cultura, Chico Science e Nação Zumbi”.