Teresa fala sobre a importância de políticas públicas para pessoas em situação de rua
Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR
A senadora Teresa Leitão (PT) acompanhou, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, o lançamento do Plano Ruas Visíveis - Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”.
A iniciativa contará com ações a serem desenvolvidas a partir de diversos eixos, como assistência social, saúde, violência institucional, cidadania, educação e cultura, envolvendo 11 ministérios e terá investimentos de quase R$ 1 bilhão.
Na solenidade, Teresa se encontrou com o Padre Júlio Lancellotti, que acompanhou a assinatura da regulamentação da lei que leva o seu nome e proíbe a construção de intervenções que afastam as pessoas em situação de rua, a chamada arquitetura hostil. “Padre Júlio é um grande exemplo para todos nós. Por toda a dedicação e luta de anos e anos dedicados aos menos favorecidos”, destacou.
A senadora foi a relatora, recentemente, de dois projetos de lei aprovados no Senado e que têm como público alvo essa população. O “Estatuto da População em Situação de Rua”, do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e o projeto que instituiu a “Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua”, da deputada Érica Hilton (PSOL-SP).
De acordo com a senadora, “são duas iniciativas importantíssimas para que o Brasil possa, de fato, avançar na proteção a quem vive nas ruas das grandes cidades do país". Ela lembrou que, desde 2009, o Brasil já tem um decreto que estabelece políticas voltadas para essas pessoas. “Mas, infelizmente, os resultados dessas políticas, depois de mais de dez anos, ainda são insuficientes. Agora, com o Plano Ruas Visíveis, lançado hoje pelo presidente Lula, governo federal, estados e municípios poderão fazer muito mais”, reforçou Teresa Leitão