Sudene marca presença na oitava edição da Caravana Federativa
A ação do Governo Federal aconteceu em conjunto com o Congresso Pernambucano de Municípios
A oitava edição da Caravana Federativa, realizada na capital pernambucana, teve início hoje (15) e segue até o dia 17, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o objetivo de levar atendimento, informação e cooperação entre municípios do Estado. Estão participando 35 ministérios, quatro autarquias (uma delas é a Sudene), quatro bancos e diversas empresas. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, participou da abertura do evento e visitou os estandes para prestigiar a exposição dos municípios.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste também montou um estande para apresentar seus principais instrumentos de ação, entre eles o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e incentivos fiscais. “A Sudene disponibiliza esses instrumentos para gerar empregos e oportunidades para os 2.057 municípios de sua área de atuação”, destacou Danilo Cabral. O gestor enfatizou, ainda, que essa edição da Caravana Federativa “é mais um passo do Governo Lula para unir órgãos e instituições para que possamos caminhar juntos com o Nordeste”.
A interiorização do desenvolvimento é uma bandeira levantada pela Sudene, que vem direcionando ações para promover o desenvolvimento local, incluindo o apoio a parcerias locais com projetos de exploração sustentável da biodiversidade e a criação de uma rede de cidades-polo (a partir da influência exercidas por estes municípios, descentralizam-se ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social). A Caravana Federativa conta com representantes de ministérios e bancos públicos, que estarão atendendo os gestores municipais que queiram aderir aos diversos programas do Governo Federal. A programação conta com palestras sobre a nova lei do ICMS, perspectivas do Fundo de Participação dos Municípios para 2024, captação de recursos, programas sociais, tecnologias inovadoras e de segurança para a gestão municipal, entre outros temas.