Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Sudene articula aporte de 100 milhões de euros com agência francesa para fortalecer o FDNE


Por: REDAÇÃO Portal

10/04/2025
    Compartilhe:

Foto: Elvis Aleluia/Ascom Sudene

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebeu representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), nesta quarta-feira (9), para uma rodada de articulação visando à capitalização de novos recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A expectativa é captar 100 milhões de euros — o equivalente a aproximadamente R$ 630 milhões — para reforçar o financiamento de projetos estratégicos que estimulem o crescimento do setor produtivo regional.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a importância da aproximação com a agência internacional.

“Estamos falando de uma parceria bilateral de quem acredita no potencial do Nordeste. Aqui há um conjunto expressivo de oportunidades. O Nordeste vive um momento de reposicionamento promovido pelo Governo Federal, que entende a Região como um território estratégico. Isso nos leva a identificar o que há de interesse comum entre Sudene e AFD para impulsionar o desenvolvimento regional”, afirmou.

Representando a AFD, o especialista financeiro Alexandro Barreneche Garcia sublinhou a sintonia entre as agendas das duas instituições. “Estamos testemunhando a consolidação de um novo momento do desenvolvimento regional no Brasil, alinhadas às estratégias que priorizam investimentos focados no Nordeste”, declarou.

A visita da AFD consolida o interesse da agência em fortalecer sua atuação no Brasil, em especial na região Nordeste. Em 2023, a instituição investiu 13 bilhões de euros em mais de cinco mil projetos distribuídos em 150 países — sendo 2,2 bilhões de euros destinados à América Latina. A AFD tem como foco projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade, resiliência às mudanças climáticas e desenvolvimento urbano e rural de baixo carbono. A instituição francesa aposta em uma estratégia focada em três eixos principais: cooperação técnica, mentos soberanos (governos) e não soberanos (empresas públicas, privadas e bancos).

No Nordeste brasileiro, a Agência Francesa de Desenvolvimento já possui uma carteira de projetos em estados como Maranhão (saneamento), Paraíba (mobilidade e saneamento), Pernambuco (inovação urbana), Piauí (saneamento) e Bahia (água, saneamento e saúde). A instituição também mantém parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para fortalecimento de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O próximo passo da negociação prevê a aprovação do aporte até outubro de 2025, com a previsão de liberação dos recursos no início de 2026. Com o reforço no funding do FDNE, a expectativa da Sudene é ampliar o apoio a projetos estruturantes e impulsionar ainda mais a dinâmica econômica regional. Desde 2016, os fundos regionais não recebiam novos aportes para ampliação de recursos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook