Sirinhaém se torna o primeiro município do Litoral Sul de Pernambuco a reforçar a segurança nas escolas com a aquisição de detectores de metal
Equipamentos passam a funcionar nesta sexta-feira (14) nas mais de 30 escolas da rede municipal de Ensino
A partir desta sexta-feira (14), alunos, pais, professores e colaboradores das escolas municipais de Sirinhaém, litoral Sul de Pernambuco, contam com mais segurança dentro das escolas. A secretaria de Educação adquiriu detectores de metal para todas as unidades de ensino, realizando um trabalho de prevenção de possíveis incidentes no interior das escolas e tranquilizando a população. Com a medida, o município passa a ser o primeiro da região a contar com os equipamentos de segurança.
A atitude foi tomada para garantir a tranquilidade da população após os casos de violência registrados em escolas brasileiras nos últimos dias. As ameaças de ataques às unidades de ensino têm deixado a população e os governos em estado de alerta. Em Sirinhaém, apesar de não ter registrado nenhum acontecimento do tipo e ser considerado um município tranquilo, o governo municipal não poderia deixar de se prevenir de possíveis incidentes.
Dentro do plano de contingência, a gestão municipal chamou para reforçar a ação as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. Durante a reunião, cada agente elencou as ações que irá desempenhar no município. O acesso ao interior das escolas, seja por alunos, pais, professores e colaboradores será estritamente inspecionado pelos equipamentos em formato de bastão. “A medida de segurança será rotina daqui para a frente”, afirmou a secretária da pasta, Ângela Machado.
A PM irá aumentar o número de policiais no entorno das escolas, intensificar a ronda permanecendo na frente das unidades por mais tempo e circular nos espaços internos para tranquilizar a comunidade escolar.
A Guarda Municipal reativou a Patrulha Escolar e colocou mais um guarda fixo em todas as escolas. Já com relação à busca dos disseminadores das notícias falsas que circulam nas redes sociais, caberá à Polícia Civil, através do serviço de Inteligência, chegar a essas pessoas.
Para o secretário de Governo, Coronel Humberto, a população não precisa se preocupar com as notícias falsas de possíveis ameaças de violência nas escolas. “Além de já termos o nosso próprio esquema de segurança, vamos contar com mais apoio das polícias civil e militar, além do reforço da nossa guarda, incluindo mais um homem em todas as escolas. Tudo para manter a paz e a ordem no nosso município”.