Silvio Costa: “Danilo tem para onde crescer: dos cinco candidatos, quatro têm recall de campanhas”
Foto: Marcus Mendes
O ex-deputado federal e suplente da candidatura ao Senado pela Frente Popular, Silvio Costa, está utilizando, em conjunto com prefeitos e outras lideranças políticas aliadas, um argumento curto, com bom poder explicativo e potencial mobilizador em torno da candidatura ao Governo de Danilo Cabral. Silvio tem viajado para vários municípios com a chapa majoritária para cumprir a agenda política de Danilo e, seja em conversas reservadas ou em comícios, tem frisado que Danilo é o único entre os postulantes que ainda não disputou uma campanha majoritária, concorrendo a um cargo eletivo do Poder Executivo. Dos cinco candidatos colocados nesta eleição para o governo em Pernambuco, ressaltou ele, três já foram prefeitos e uma foi candidata à prefeita.
“Todos eles trazem consigo o recall de disputas anteriores”, frisa. Ou seja, para usar termo técnico usado por pesquisadores, seus nomes são lembrados por campanhas anteriores. A análise tem muito mais que presente; é sobre futuro. Segundo Silvio Costa, a constatação sobre o recall indica que, como ainda resta um mês até a eleição, marcada para 2 de outubro, Danilo tem muito espaço para crescer junto ao eleitorado até o encontro com a urna no primeiro turno.
Costa está embalado por indicativos de que o nome de Danilo está em franco crescimento na aderência junto ao eleitorado e este cenário ganha forma à medida que o nome do candidato da Frente Popular tem se tornado mais conhecido. É o resultado que vem das mobilizações de ruas, do impacto do início da propaganda eleitoral de rádio e televisão e do reconhecimento do eleitor de que o candidato à Presidência Lula só tem um candidato a governador em Pernambuco, que é Danilo. Lula esteve em Pernambuco em julho e, na visita de dois dias, reafirmou, em quatro cidades do estado, que o candidato de Lula é Danilo. A declaração de Lula, atestando que “Danilo é o cara certo para um novo tempo” tem sido replicada em propagandas eleitorais do socialista para que não haja dúvida da preferência de Lula da parceria certa para fazer um novo tempo no Brasil e em Pernambuco
Silvio Costa vem lembrando ainda do caráter municipalizado de toda eleição, onde se vê uma clara divisão entre eleitores do lado A ou B, e da importância do prefeito. De outra forma, destaca a importância da lealdade. Tem falado com prefeitos, vereadores, lideranças e outros simpatizantes e prega que eles façam a "pedagogia" e a conquista do voto por meio da explicação e convencimento. Costa lembra que, “do mesmo jeito que tem risco ao pilotar um avião, há risco para pilotar o grande estado de Pernambuco, o grande Leão do Norte” e frisa que “tem o maior respeito a todos os candidatos, mas política é escolha”. E esta é a hora de fazer boas escolhas.
Silvio Costa, que é candidato à suplência de senador na chapa majoritária de Danilo, compara a campanha de Danilo à de 2014, quando o então candidato Paulo Câmara (hoje governador) disputava com o então candidato Armando Monteiro. Paulo foi crescendo e acabou por ganhar a eleição.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)