Secretário Ismênio Bezerra dialoga com jovens representantes de PE na COP28
Um diálogo sobre o fomento das políticas públicas capazes de gerar impactos sociais na vida das juventudes pernambucanas marcou o encontro do secretário estadual da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, com os jovens ativistas participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), Camila Silva e Renan Victor, nesta quarta-feira (10/04), na sede da pasta, no Recife. A agenda foi um pedido da governadora Raquel Lyra, que se encontrou com os jovens no evento em Dubai.
O secretário assegurou que a mobilização e engajamento de todos os atores ligados às juventudes são importantes e necessários para uma maior celeridade nos avanços. “Iremos aperfeiçoar as políticas voltadas para as juventudes em Pernambuco e gostaríamos que todos participassem desse processo. Contar com o olhar, a sensibilidade e a força de vocês nesse processo de evolução será muito produtivo para todos os jovens pernambucanos” acrescentou.
“Quando o jovem preto chega na universidade, por exemplo, a gente não encontra pessoas parecidas conosco nesses espaços. Por isso, nós precisamos fazer com que a juventude se movimente e ocupe. Temos que utilizar o passado para modificar o presente”, revelou Renan, que apresentou sua própria experiência de vida como exemplo de luta e resistência. Renan garantiu ainda que existem muitas pessoas e entidades “interessadas em construir uma política pública eficiente em Pernambuco, olhando para os jovens e para as especificidades de cada região,”.
Camila, que também é coordenadora de parcerias do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife, se colocou à disposição para atuar em parceria com o Governo de Pernambuco no fortalecimento das políticas que já vêm sendo desenvolvidas pela SCJ-PE, assim como trazer novas experiências e boas práticas. “Aqui, foi um momento de escuta, para pensarmos na incidência política, especialmente com foco na juventude, e na construção social atrelada à ambiental”, frisou.
O combate às violações de direitos dos jovens pretos e periféricos também foi abordado durante a reunião, que contou, ainda, com a presença do gerente geral da SCJ-PE, Pedro Ribeiro, e da superintendente de Juventude, Marinna Duarte.