Secretária Lucinha Mota recebe homenagem do IITB
A manhã desta quinta-feira (27/07) foi marcada pela comemoração aos 114 anos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), e a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, foi uma das homenageadas no evento. A gestora foi agraciada com a Comenda João Tavares Pires Buril, na modalidade Apoio Institucional, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade no âmbito da segurança pública e da cidadania no estado de Pernambuco.
“Minha luta em busca do pleno e transparente acesso à justiça por toda e qualquer pessoa, independentemente de qual seja a sua demanda, começou muito antes de assumir a SJDH, e eu fico muito lisonjeada com essa homenagem. Parabenizo a todos os peritos papiloscopistas pelo trabalho tão necessário prestado à população. No que tange às investigações criminais, não esqueçam: vocês são as vozes das vítimas”, pontuou Lucinha.
A orquestra cidadã conduziu a musicalidade do evento, com a apresentação do hino de Pernambuco e da PCPE, além de clássicos regionais. A solenidade foi realizada no Auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, no Recife. As comendas foram entregues pela chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e pelo delegado especial e diretor do IITB, Paulo Jean, entre outros gestores. “Fico honrada em entregar essa comenda aos parceiros que contribuíram com serviços de excelência voltados para a cidadania com modernidade e qualidade para a população”, destacou Simone.
O IITB foi criado em 1909 com o nome de Gabinete de Identificação e Estatística Criminal de Pernambuco. A instituição atua na identificação criminal de todas as pessoas mandadas pelas autoridades policiais ou judiciárias; no reconhecimento através de meios técnicos-científicos de cadáveres desconhecidos; na prestação de informações sobre Antecedentes Criminais; na realização de perícias nos locais dos crimes, entre outras demandas.