Santa Cruz do Capibaribe ganhará unidade do Instituto Federal
Pleito do prefeito Fábio Aragão e dos deputados Felipe Carreras e Diogo Moraes foi atendido pelo Governo Federal, através do Novo PAC
O anúncio de que o município de Santa Cruz do Capibaribe foi contemplado pelo Governo Federal para receber uma unidade do Instituto Federal (IF) foi festejado pela população e agentes políticos da região. Em cerimônia no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou Santa Cruz do Capibaribe como um dos municípios que receberá uma das 100 novas unidades do IF. O Instituto Federal é uma entidade de ensino público e gratuito e atua desde o ensino médio técnico até a pós-graduação. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai investir R$1,7 trilhão em todos os estados do Brasil.
A conquista foi celebrada pelo prefeito Fabio Aragão, que esteve presente na cerimônia em companhia do vice-prefeito Helinho Aragão, deputados Felipe Carreras e Diogo Moraes. O grupo se mostrava confiante nos últimos dias com a chegada do Instituto.
“A conquista do IF pra Santa Cruz do Capibaribe é um marco na história da nossa cidade. Um equipamento que vai ajudar muito no desenvolvimento. Onde os IFs chegam o desenvolvimento acontece. Santa Cruz do Capibaribe já é una cidade que cresce, vai crescer muito mais com a profissionalização dos seus jovens e adultos com o ensino superior presencial, o ensino de pós-graduação. Então é um marco na história da Educação e da nossa cidade. Uma luta nossa, deputado Felipe, Diogo e vice-prefeito Helinho. A gente tá muito feliz com tudo isso”, disse o prefeito Fábio Aragão.
“Quero parabenizar o trabalho técnico e político feito pelo prefeito Fábio e toda a sua equipe, mostrando o potencial que Santa Cruz tem. É meritório Santa Cruz receber um equipamento que dialoga com o futuro. Um dos maiores patrimônios que o indivíduo pode ter é conhecimento, é acesso à educação de qualidade. Estou muito feliz em ver Santa Cruz crescendo cada vez mais”, comemorou o deputado Felipe Carreras.
O grupo vinha se articulando há alguns meses junto ao Ministério da Educação. Em dezembro de 2023, se reuniram com o ministro Camilo Santana. Na ocasião, apresentaram a necessidade da unidade federal de ensino público para a Capital da Moda e solicitaram pessoalmente o equipamento ao ministro.