Romero apresenta PL que obriga estado a instalar detector de metais nas entradas das escolas
Nas últimas semanas, ataques em escolas de diferentes estados reavivaram um antigo debate sobre segurança nas instituições. No estado, entre as soluções apontadas para prevenção de tragédias, o deputado Romero Albuquerque apresentou o projeto de Lei 528/2023, que torna obrigatória a instalação de portais de detecção de metais nas escolas da rede pública estadual. Além da medida, o parlamentar defendeu a instalação de câmeras de segurança e alarmes, o aumento do efetivo de policiais para retomar a Patrulha Escolar e outras medidas estratégicas.
“A segurança não será alcançada apenas com medidas punitivas e repressivas. A abordagem precisa ser mais abrangente! Não existe espaço para a violência nas escolas, e nós precisamos, além de garantir a integridade física, educacional e emocional dos alunos, promover uma cultura de paz, de inclusão e de respeito às diferenças”, disse, em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira, 11.
O projeto prevê que, no ato da matrícula escolar, os pais ou responsáveis dos alunos menores assinarão termo de autorização, para que a autoridade responsável presente na escola possa, obedecidas as formalidades legais, revistar o aluno e seus pertences, caso o equipamento detector de metais seja acionado. O deputado também pediu a “integração entre a sociedade, a comunidade escolar e os poderes Legislativo e Executivo para garantir que a escola seja um ambiente seguro para todos”.
“Através desta iniciativa, queremos prevenir a entrada de armas nas escolas, e proteger alunos, professores e funcionários. Não quero que as famílias pernambucanas experimentem a mesma dor dos pais das crianças que têm sido vitimadas em outros estados do país”, o deputado concluiu. O projeto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, e será distribuído às comissões de mérito.