Rede Municipal do Cabo tem melhorias nos números, apontam os índices do Saepe 2022
A qualidade de ensino da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho obteve melhora, segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2022. Os dados apontam um grande avanço nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, dos 2º e 5º anos, comparado a 2019. Já os estudantes dos 9º anos, apresentaram estabilidade comparado a 2021.
Um dos exemplos do desempenho é a Escola Municipal Governador Eduardo Campos, situada no Bairro São Francisco, que funciona em tempo integral. Os alunos da unidade atingiram a proficiência de 254,3 em Língua Portuguesa e 250,1 em Matemática. “Avançamos significativamente nos segundos anos (ciclo da alfabetização) passando do padrão de desempenho básico para o desejável”, destacou o Gerente de Ensino, Kennedy Jeronimo.
Para a conquista deste resultado, a gestão municipal criou os programas “Alfabetiza Já” e “Ler Mais”, além de aperfeiçoar o programa “Aprova Cabo”, que leva aos estudantes outros formatos de ensino com o objetivo de incentivar o aprendizado. “O prefeito Keko têm priorizado os assuntos relacionados à educação, buscando construir espaços para que os alunos estudem ainda mais”, pontuou o secretário municipal de educação, Betinho Gomes. “Sabemos que temos muitos outros desafios, que em breve serão superados, pois não falta determinação da nossa equipe em querer avançar ainda mais na qualidade do ensino”, completou Betinho.
SAEPE – O sistema foi criado em 2000, com a ideia de avaliar os estudantes de forma espontânea. A prova ajuda na evolução do alunado e na construção de uma rede municipal mais forte.