Recife cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Foto: Elvys Lopes/TV Globo
A capital pernambucana passa a contar com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). O Conselho foi estabelecido após publicação no Diário Oficial do Recife, na última quinta-feira (14), e tem como objetivo impulsionar a articulação entre o poder público, instituições científicas e tecnológicas, empresas privadas e o setor produtivo local. . Instituído pela Lei Municipal nº 18.974, o CMCTI é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e será responsável por criar, propor e avaliar políticas públicas de inovação para fortalecer a ciência na cidade.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo, será o presidente do CMCTI. Ele destaca algumas das atribuições do conselho:
“O CMCTI terá como atribuições, entre outras, a criação e implementação de estratégias para o fomento à inovação, a proposição de um Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do apoio a iniciativas que promovam a difusão do conhecimento, a adaptação de novas tecnologias e a geração de soluções inovadoras que atendam às necessidades locais”, explica.
Além disso, o Conselho será responsável pela estruturação e implementação do Prêmio Recife de Inovação, que deve reconhecer e premiar as melhores práticas em ciência, tecnologia e inovação em diversas áreas da sociedade recifense.
A primeira reunião ordinária do CMCTI deve acontecer na próxima sexta-feira (22), e terá entre as pautas o Prêmio Recife de Inovação que será entregue durante evento no dia 6 de dezembro, às 18h, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. Durante a reunião, também serão apresentadas as ações realizadas pela gestão municipal no campo da ciência, tecnologia e inovação ao longo de 2024, bem como a implementação do plano de ação para 2025.