Projeto de Henrique Queiroz Filho incentiva desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu em PE
Planta possui grande potencial para agregar renda aos produtores rurais. Broto tem função relevante no combate à fome e à insegurança alimentar
O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP/PE) apresentou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de Lei Ordinária 1057/2023, que institui a Política de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Pernambuco. A proposta tramitará nas comissões da Alepe e seguirá para aprovação em plenário.
Graças à sua versatilidade, o bambu está há anos suprindo demandas de diferentes civilizações do mundo. No Brasil, existem cerca de 200 espécies que cumprem diferentes funções ecológicas, que vão desde a neutralização o carbono à recuperação de áreas degradadas, além de ser de fácil manuseio e rápido crescimento.
“Em virtude do seu alto teor nutricional, o broto do bambu desempenha função de suma importância no combate à fome e à insegurança alimentar. É um alimento rico em vitaminas, proteínas, carboidratos e fibras alimentares”, destaca Henrique Queiroz Filho.
“Em Pernambuco, o bambu possui enorme potencial para agregar renda aos produtores rurais. Sem falar que é um elemento capaz de minimizar o êxodo rural, ampliando o alvo de cultivo da agricultura familiar”, acrescenta.