Priscila Krause participa de cerimônia que regulariza imóveis de 1.754 famílias de Pernambuco
Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause participou, nesta quarta-feira, 26, da cerimônia de assinatura das primeiras contratações do Programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (REGMEL), no Ministério das Cidades, em Brasília. O Estado de Pernambuco foi uma das seis unidades da Federação que foram beneficiadas com a assinatura e teve contempladas 1.754 famílias com contratos de regularização fundiária nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Santa Maria da Boa Vista. Além disso, 420 delas também serão atendidas com melhoria de suas casas.
“Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra e eu fomos eleitas para fazer mudança. E para fazer mudança, a gente precisa redefinir prioridades. E a habitação de interesse social virou prioridade em nosso Estado”, disse a vice-governadora. “A gente celebra aqui 1.754 famílias com esses contratos, mas Pernambuco tem um potencial de mais de 17 mil famílias para serem contempladas”, destacou Priscila Krause ao citar ainda como exemplo o programa Morar Bem PE, que já regularizou a propriedade de 5.844 famílias pernambucanas.
“O que nós encontramos aqui é uma convergência de prioridades, de olhar para aqueles que mais precisam. Nós iremos sempre buscar sempre as parcerias com o Governo Federal e o maior exemplo é que a Raquel Lyra já teve aqui em Brasília cerca de 50 vezes, desde o começo do mandato, conquistando parcerias como essa para que esses recursos façam diferença na vida dos pernambucanos”, completou Priscila Krause.
Além do nosso Estado, foram assinados contratos com famílias de Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A escolha de Pernambuco como um dos estados contemplados pelo programa do Governo Federal também é um reconhecimento do trabalho realizado pela Cehab junto ao Ministério das Cidades.
"Desde o início de 2023, a Cehab intensificou seus esforços para viabilizar o levantamento cadastral em 31 municípios selecionados para o REGMEL. Esses esforços resultaram na habilitação de Pernambuco como um dos seis estados aptos a participar do programa. Além dos três municípios iniciais, Vitória de Santo Antão também foi recentemente enquadrado no programa, com 700 famílias aptas a iniciar as atividades", disse o presidente da Cehab, Paulo Lira.
Participaram da cerimônia o ministro das Cidades, Jader Filho; o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões; o presidente da Caixa, Antônio Carlos Vieira; o vice-presidente do Agente Operador – VIMAR, interino, Rodrigo Hideki Hori Takahashi; o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, André Fonseca; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), Paulo Lira; e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.