Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Primeira prancha com comunicação alternativa para pessoas neuroatipícas é inaugurada em Vitória


Por: REDAÇÃO Portal

31/10/2024
    Compartilhe:

 

Vitória de Santo Antão agora conta com mais uma ferramenta de auxílio para pessoas neuroatipícas. Isso porque a Praça Rútilo Pinheiro, recém inaugurada no Bairro de São Vicente de Paulo, passou a ter uma prancha de comunicação alternativa para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sinalização foi lançada nesta quinta-feira (31), com a presença de  representantes do Espaço Desenvolver e da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, parceiros da iniciativa.

As pranchas de comunicação, que podem ser em placas ou digitais, são ferramentas visuais que utilizam imagens, símbolos e palavras para facilitar a comunicação de pessoas que não falam ou têm dificuldades de expressão oral. Elas podem representar objetos, ações e ideias, permitindo a construção de frases e a expressão de desejos e necessidades. 

"A importância da inserção dessas placas ambientes públicos é mais uma forma de acessibilidade. Então, assim como existem placas com tradução pro braille e sinalização para as pessoas cegas, a placa de comunicação alternativa vai facilitar e auxiliar pessoas com autismo que não possuem a comunicação falada, por exemplo”, destacou Camila Laís, diretora do Espaço Desenvolver.

A iniciativa deve se estender para outros espaços públicos do município, permitindo que o projeto atinja um público mais amplo, promovendo a igualdade no acesso à informação e fortalecendo o compromisso social da gestão. Paulo Roberto, prefeito do município, asseverou os avanços da cidade na área de inclusão. 

“Temos avançado bastante nesse quesito. Um exemplo disso é o Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI) e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), onde crianças e jovens são acompanhados gratuitamente. A ideia é estender os serviços e criar novos projetos que tornem nossa cidade igualitária, pois inclusão é atitude”, finalizou o gestor.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook