Primeira Expoagro reuniu o melhor do agronegócio em Pernambuco
O evento que começou no dia 27 de abril, terminou no último domingo, em Cupira. Durante quatro dias, produtores e criadores do Estado, tiveram a oportunidade de manter contato com os maiores players que compõem a cadeia do agro no país. Além da própria Governadora Raquel Lyra, visitaram o evento os titulares e executivos de várias pastas estaduais como Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Também compareceram presidentes de órgãos da administração indireta como André Teixeira, da ADEPE, e Joaquim Neto do IPA, que surpreendeu-se com a estrutura na realização: “São eventos como este que o nosso estado precisa. O IPA está e estará sempre à disposição de todo movimento que traga benefícios para o homem do campo”. Na abertura do evento, além da chefe do executivo estadual, cerca de vinte prefeitos prestigiaram a primeira edição da Expoagro Pernambuco. No dispositivo de autoridades também tiveram assento o Deputado Federal, Mendonça Filho, e os Deputados Estaduais Henrique Queiroz Filho e Joãozinho Tenorio. Gilson Machado Neto e Carlos Brito, dois ex-ministros do turismo passaram em Cupira para parabenizar o Prefeito Zé Maria, anfitrião do evento.
“Parabenizo toda a nossa equipe e os organizadores da Expoagro, pela realização muito bem elaborada, que deu oportunidade a todos os produtores e criadores, inclusive os pequenos, que têm mais dificuldades para participar de eventos como este”, afirmou Zé Maria. Em sua fala a Governadora Raquel Lyra, disse que a Expoagro, está alinhada com o pensamento dela: “As soluções podem e devem surgir no interior. Não podemos ficar dependendo da capital para arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Mas o Estado tem que dar apoio e com isso o povo do interior pode contar”, finalizou Lyra.
Para Sílvio Nascimento, ex-presidente da Embratur e um dos organizadores do evento, a Expoagro tornou-se um marco na história do agronegócio em Pernambuco: “Tenho absoluta certeza que tudo vai mudar para o agro da região a partir dessa primeira edição. Capacitar e desenvolver o mercado foi o nosso principal objetivo”, concluiu Nascimento. A Expoagro teve um ciclo com mais de vinte palestras, além de encontro de gerentes de fazenda e vaqueiros. O veterinario e consultor, Carlos Batata, também esteve na composição da equipe: “Trabalhamos com excelência para obter os melhores resultados. Toda parte animal e de capacitação foi detalhadamente planejada”.
Na sexta-feira passada foi realizada uma rodada de negócios com os principais parceiros, como a Masterboi, a Massey Ferguson, Volkswagen Caminhões e agentes financeiros (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica) com o “top cem” criadores e produtores da região.
Para André Macedo, Secretário de Administração de Cupira, e também organizador, foram alcançados os objetivos: “Acreditamos que durante o evento mais de três milhões de reais em negócios foram fechados. E esse número deve ser multiplicado por dez, projetados para os próximos seis meses. Estamos com o sentimento de dever cumprido”, disse Macedo.
A primeira edição da Expoagro teve palestras, capacitações, estandes de quase vinte municípios e outros de empresas voltadas para o agronegócio, exposição de Boi de corte, gado leiteiro, equinos, caprinos e ovinos, rodada de negócios, praça de alimentação e estacionamento para mais de quinhentos veículos.
Ao todo, o evento ocupou um espaço de vinte mil metros quadrados. A ExpoAgro durante os quatro dias de evento realizou a coleta seletiva de todo o material reciclável gerado.
Em números gerais, foram cerca de 10 toneladas de resíduos, sendo aproximadamente 3 toneladas de resíduos recicláveis (plástico, papel, metal e vidro) e outras 7 toneladas entre orgânicos e demais resíduos. Todos os resíduos recicláveis foram doados a catadores locais.