“Prevê quem vai para o segundo turno com Marília é algo impossível”, diz Hely Ferreira, em entrevista ao blog
Na véspera da eleição o blog entrevistou o professor e cientista político Hely Ferreira sobre as projeções para o pleito deste domingo em Pernambuco e as nuances do cenário nacional. Ele diz não acreditar que a eleição presidencial se encerre no primeiro turno, opina sobre a candidatura de Anderson e evita fazer prognóstico sobre o concorrente de Marília no segundo turno.
Confira na íntegra:
Blog do Elielson: Em Pernambuco, pelo desenho de hoje quem vai para o 2º turno com Marília?
Hely Ferreira: Prevê quem vai para o segundo turno com Marília é algo impossível. Todas as pesquisas mostram muito aberto a segunda vaga. É melhor a gente pensar como dizia o grande filósofo dinamarquês Kierkegaard: “A expectativa faz parte do prazer”.
Blog: Se for Anderson, o bolsonarismo poderá prejudicá-lo no 2º turno?
HF: Caso seja Anderson ele vai ter dificuldade sim, porque tem teto limite e como não só em Pernambuco, mas na região Nordeste, Bolsonaro tem uma rejeição altíssima. Ele vai ter muita dificuldade para descolar a imagem dele do atual presidente. Primeiro, não sei se ele tem essa intenção de descolar. Segundo, seria praticamente impossível tendo em vista a proximidade que existe entre ambos.
Blog: Poderemos ter surpresas na disputa pelo Senado?
HF: A pesquisa tem mostrado aí a candidata da Frente Popular, Teresa Leitão (PT), bem a frente dos demais. Mas, Pernambuco tem uma tradição daquele que sai pelo menos mais bem votado no primeiro turno para Governo fazer seu senador, há exceções na nossa história, mas são poucas. Vamos aguardar!
Blog: Professor é possível a eleição presidencial se findar neste domingo?
Hely Ferreira: Existe sim a possiblidade da eleição presidencial terminar no domingo, dia 2 de outubro. Porque? Uma pesquisa recente mostra que 90% do eleitorado quer que isso se resolva no primeiro turno. Além do mais, uma outra pesquisa demonstra que eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet, 51% e 60% respectivamente são voláteis, ou seja, podem mudar seu voto. Não se sabe se migraria para aquele que está liderando as pesquisas. Se isso ocorrer, o chamado popularmente voto útil, a eleição pode se encerrar no próximo. Embora eu não acredite.