Prefeitura do Paulista efetua monitoramento de fragmentos de óleo nas praias
Município comunicou à CPRH e Marinha do Brasil surgimento do material químico, recolhido para acondicionamento e inspeção técnica.
A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta segunda-feira (29.08), um monitoramento de fragmentos de óleo, encontrados em trecho da Praia da Conceição. O produto químico, recolhido por funcionários do município será acondicionado para inspeção técnica. A ação é realizada em conjunto com a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (Sedurtma) e a secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Após comunicar o surgimento da mancha ao Governo do Estado, através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e Governo Federal, por meio da Marinha do Brasil, o município vai disponibilizar o disque 153 para a população também colaborar.
De acordo com o secretário da Sedurtma, Wandelson Santos, uma das hipóteses técnicas é que os fragmentos sejam resquícios das manchas que afetaram o Nordeste, em 2020.
"Suspeitamos que o material estava preso nos arrecifes e com a mudança da maré, o produto chegou em terra firme", disse Wandelson Santos, acompanhado do executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.
O diretor de Meio Ambiente da Sedurtma, Rômulo Ramos, e o técnico ambiental da Sedurtma, Maurício Nogueira, acompanharam o recolhimento dos produtos. "Identificamos alguns pontos e vamos manter essa fiscalização, assim também como outros municípios de todo o litoral estão fazendo. Sendo assim, contaremos com o apoio da população em informar outros trechos com as manchas pelo disque 153", disse Maurício Nogueira.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas, e o superintendente de Limpeza Urbana, André Raposo, estiveram presentes.