Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde orienta sobre como prevenir casos de hepatites virais
Programação de combate às doenças incluiu orientações e realizações de testes rápidos
A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, através da secretaria municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (24), na Praça da Matriz, a campanha Julho Amarelo, marcando a luta contra as Hepatites Virais. A campanha visou a promover ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. Existem 5 tipos de Hepatites, porém nem todas podem ser prevenidas através de vacinas. Por isso, prevenir-se é a melhor opção.
No Brasil, as Hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B, e C. As Hepatites virais são um grave problema de saúde pública no mundo inteiro. Tratando-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.
O prefeito Irlando Parabólicas fez um alerta sobre o tema “Precisamos alertar a população sobre os perigos das hepatites virais e como prevenir. A campanha em alusão ao Julho Amarelo ajuda na conscientização para doenças que podem comprometer crianças e adultos. Por estes motivos, manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial, continuar comparecendo às consultas preventivas, e realizar exames periódicos. Assim, é possível descobrir casos ainda no início, melhorando as chances do tratamento. A prevenção é sempre o melhor caminho”, explicou o gesto municipal.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)