Prefeito João Campos anuncia exposição imersiva do Luzzco em homenagem a Ariano Suassuna, no Recife
A novidade foi compartilhada nas redes sociais; estavam presentes Jader França, CEO do Luzzco, João Suassuna e Dantas Suassuna
Recife será a próxima cidade a receber a exposição imersiva “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, realizada pelo Luzzco. A notícia foi anunciada pelo prefeito João Campos em suas redes sociais, após um encontro com Jader França, CEO do Luzzco, João Suassuna e Dantas Suassuna, neto e filho de Ariano Suassuna, respectivamente. O encontro contou ainda com a presença do deputado federal de Pernambuco, Pedro Campos; o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; o chefe do Gabinete de Assessoria Especial do Recife, Antonio Limeira; e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.
Segundo João Campos, a experiência imersiva chega ao Recife a partir de novembro deste ano. “A exposição já está acontecendo na Paraíba, terra natal de Ariano, e em novembro estará na sua terra do coração, aqui em Recife. Agradecer a Jader, João e Dantas por esta iniciativa e que bom que o Recife será a segunda cidade do Brasil a receber essa experiência imersiva”, agradeceu.
Nas redes sociais, o prefeito também anunciou que os recifenses poderão apreciar um pequeno spoiler da exposição em junho, quando completa 10 anos do encantamento de Ariano Suassuna, com uma mostra de luzes que acontecerá no Marco Zero.
*Terra do coração* - Ariano Suassuna nasceu na capital paraibana, mas aos 15 anos mudou-se para Recife, onde cultivou uma profunda ligação com o estado de Pernambuco. Foi lá que deu início à sua carreira literária, conheceu e se casou com Zélia de Andrade Lima, seu grande amor, com quem teve seis filhos. Além de deixar um legado literário significativo, Ariano teve um papel fundamental na história de Pernambuco. Entre as diversas contribuições deixadas ao longo da vida, como ativista cultural, fundou o Movimento Armorial, e como gestor público, ocupou o cargo de secretário de Cultura em duas ocasiões, nos governos de Miguel Arraes e Eduardo Campos.
*Sobre a exposição* - Idealizada por Jader França e co-criada em participação com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, a exposição, dividida em cinco atos imersivos, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar as diversas nuances da vida e obra de um dos maiores intelectuais do país. A experiência une tecnologia, cenografia e peças que pertenceram em vida ao escritor, como seus manuscritos, sua cadeira e o traje em homenagem ao clube do coração, o Sport Club Recife, detalhes que encantam e emocionam os visitantes.
Em João Pessoa, a exposição está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.