Porto do Recife abre a maior Temporada de Cruzeiros da História, comemora o presidente Tito Moraes.
A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 foi oficialmente aberta no Porto do Recife, nesta quarta-feira (12), às 7h. Após dois anos sem receber navios de cruzeiro, em virtude da pandemia da covid-19, a primeira embarcação da temporada atracou no ancoradouro, o navio National Geographic Explorer, com 148 passageiros e 70 tripulantes a bordo.
A embarcação com 112 metros de comprimento saiu do porto de Trinidade e Tobago. Ele entrou no Brasil pelo Amazonas. Já passou por Belém e fez uma última parada em Fortaleza antes do Recife. Antes de chegar ao seu destino final em Punta Arenas, no Chile, para uma expedição na Antártida, o National ainda vai atracar em Ilhéus e Salvador.
O Explorer foi o primeiro navio de cruzeiro a atracar no Porto do Recife após a obra de dragagem realizada no primeiro semestre de 2022.
“Agora com novas profundidades, o Porto vai poder receber navios com calados maiores em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), otimizando todo o processo de embarque e desembarque dos turistas. As embarcações de até 8 metros de calado e 150 metros de comprimento estão aptas para atracar no cais 7 ao 9 do ancoradouro”, explica o presidente do atracadouro, Tito Moraes.
Para atender bem aos turistas e tripulantes que chegam ao TMP, o Porto do Recife trabalhou em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.
Na chegada do National Geographic Explorer, os passageiros foram recepcionados pela banda da Polícia Militar de Pernambuco, no Terminal Marítimo de Passageiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, esta temporada é cotada para ser a maior da última década. A expectativa é de que os cruzeiros superem a marca de 2019/2020 e movimentem R$ 3,3 bilhões (com os navios de cabotagem) e R$ 1,6 bilhão (com os navios de longo curso), com geração direta e indireta de cerca de 43 mil empregos no país.