"Pernambuco estava estagnado”, diz vice-líder do Governo sobre queda no IDGE
O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Joãozinho Tenório (Patriota), comentou, hoje, os dados do ranking do Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), divulgado pela revista Istoé Dinheiro. O levantamento aponta para uma queda do estado no ranking. Em um ano, de 2021 para 2022, a perda foi de uma posição. Em uma década, foram três, caindo da 14ª para a 17ª posição. O índice leva em consideração um conjunto de indicadores em áreas essenciais como saúde, educação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico e condições de vida.
Segundo Tenório, o resultado reflete a atuação da gestão anterior no estado. “Pernambuco estava estagnado nesse período e viu outros estados, que investiram em políticas públicas eficientes, avançarem. Não estamos falando apenas de um setor, e sim de uma análise ampla, a partir de um conjunto de indicadores, que mostram um retrato da realidade. E a realidade de Pernambuco de 2021 para 2022 é a de um estado mal gerido. Os números não mentem.”
O pior desempenho de Pernambuco no ranking é no quesito “desenvolvimento social”. Neste caso, o estado ocupa o último lugar do levantamento. No quesito “desenvolvimento econômico”, Pernambuco aparece em 24º lugar. Nos índices “capital humano” e “infraestrutura”, o estado é o 20º colocado.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)