Paulo Roberto volta da Colômbia e propõe “virada de chave” na gestão de Vitória de Santo Antão
O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB) integrou, na última semana, uma comitiva de gestores públicos, parlamentares e servidores até as cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. O objetivo da viagem foi conhecer práticas exitosas e experiências de intervenções urbanas nas cidades colombianas, referências em urbanismo social e redução de desigualdades.
Um dia após sua chegada, nesta segunda-feira (17), Paulo Roberto convocou todo o seu secretariado para um seminário, seguido de uma reunião e uma “live” de prestação de contas à população. “Nós conhecemos projetos, propostas inovadoras e experiências bem-sucedidas que podem ser adaptadas e trazidas para nossa realidade. A busca por eficiência e a promoção do bem coletivo deve pautar os gestores públicos. Essa é a nossa missão e nós vamos fazer acontecer. É a nossa virada de chave”, frisou o prefeito.
Aceleração econômica, urbanismo, requalificação dos espaços públicos, mobilidade, ecossistemas de inovação social e sustentabilidade foram pautas abordadas durante a visita técnica, e que fazem parte do planejamento estratégico do prefeito da Vitória para os próximos anos.
“Vimos diversas ações que são realizadas na Colômbia e que nós já colocamos em prática aqui em Vitória. Um exemplo são as nossas creches, os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), que contam com ensino, refeições, recreação e atendimento com profissionais da educação, assistência social e saúde”, explicou Paulo Roberto.
O secretário de Educação da Vitória de Santo Antão, Carmelo Souza, que também fez parte da comitiva, acredita que o município já é modelo em projetos bem-sucedidos na gestão pública. “Em alguns momentos até parecia que nós já havíamos viajado até a Colômbia, pois o modelo de alguns projetos realizados em Bogotá e Medellín, são bem parecidos com os que adotamos em Vitória de Santo Antão”, disse o secretário.
O trabalho realizado em Vitória de Santo Antão hoje e o planejamento para o futuro, são traçados por ações executadas a curto, médio e longo prazo. A gestão investe na modernização e revitalização de espaços públicos, a exemplo das obras de mobilidade urbana, asfaltamento, desobstrução de canais e prevenção de enchentes e recuperação de estradas rurais, com o objetivo de melhorar a vida da população vitoriense, reduzindo a poluição e os acidentes.