Paulo Nery se reúne com diretoria da Aena para discutir captação de novos voos
Articulação tem por objetivo consolidar liderança regional do Estado em movimentação aérea
Na tarde da última quinta-feira (18), o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, se reuniu com a diretoria da Aena, administradora do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Em pauta, estratégias para a captação de novos voos para o estado. O encontro, que faz parte das ações de articulação do Governo do Estado para o impulsionamento do turismo em Pernambuco, contou com a participação de Raul Moya - Diretor Técnico de Operações e TI, Luiz Felipe Cavalcanti - Diretor de Aeroporto e Diego Moretti - Diretor Aeroporto do Recife.
Durante a reunião, o Secretário Paulo Nery destacou o potencial turístico de Pernambuco e as ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para fortalecer o setor: “Estamos dando continuidade ao belo trabalho de articulação do Governo do Estado na captação de voos. No último ano e meio, os recordes pré-pandemia vêm sendo continuamente batidos, mantendo uma tendência promissora de crescimento. Movimentação turística é, necessariamente, movimentação econômica, geração de emprego e renda para a nossa população”.
Os representantes da Aena apresentaram ações da empresa para auxiliar nessa prospecção. Dentre elas, a ampliação do terminal aéreo, que deve aumentar sua capacidade de 9 milhões e 36 mil passageiros para 9 milhões e 300 mil. O Secretário Paulo Nery se mostrou satisfeito com o encontro e com as informações apresentadas pela Aena. "Foi uma reunião muito produtiva, na qual pudemos conhecer toda a operação da Aena e discutir de forma conjunta ações estratégicas para Pernambuco. Estamos confiantes de que, com a união de esforços do Governo do Estado e da Aena, poderemos alcançar resultados ainda mais positivos para o nosso turismo", afirmou o Secretário.
*Malha aérea de julho*
Para este mês de julho, espera-se que o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, receba mais de 7300 voos, entre pousos e decolagens, de acordo com dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur.
O número exato previsto de voos para julho de 2024 é de 7313, um valor 11,32% maior do que o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. O Aeroporto Internacional do Recife se mantém na liderança regional dos terminais aéreos em pousos e decolagens, à frente de Salvador, que prevê 5136 voos para este mês, e Fortaleza, que registra previsão de 3694 voos.