Opinião | Recuperação do protagonismo pernambucano
Me chamo André Teixeira Filho, pernambucano de Caruaru, empresário, atual diretor presidente da Adepe e entusiasta do desenvolvimento do Estado. Chego ao Blog do Elielson com o sentimento de gratidão pela oportunidade de, por meio desse canal falar sobre o desenvolvimento de Pernambuco! Venho cheio de ideias e com o olhar de quem passou tanto pela iniciativa privada tanto pela administração pública e entende os desafios vividos nas áreas.
Nesse espaço, quinzenalmente cedido pelo amigo Elielson, conversaremos sobre como o desenvolvimento do Estado tem acontecido, fortalecendo nossa região e gerando empregos.
Esse desenvolvimento não pode ser feito sem recuperar o protagonismo de Pernambuco. É preciso pegar na mão daquele que precisa e ajudar a crescer. É preciso ir mais longe e construir junto com empresas e empresários pernambucanos um Estado mais forte e seguro para receber investimentos e crescer juntos, gerando oportunidades para nossa gente.
E essa tem sido a marca da gestão Raquel Lyra e o compromisso da Adepe. Temos trabalhado para fortalecer Pernambuco em várias frentes, com ampliação e instalação de grandes empresas. Na Região Metropolitana, contamos em 2023, apenas por meio da atração de investimentos, com 145 empresas atraídas e quase 5 mil empregos diretamente gerados. Também tivemos anúncios importantes como ampliação de grandes marcas, como Heineken, Mondelez, Pepsico e Ambev.
Entendemos a necessidade dessa relação, de ser parceiro do setor privado, fazendo uma ponte entre o que é gerado a partir dessa parceria: desenvolvimento!
Vamos por aqui também trazer meu ponto de vista, sobre a importância de interiorizar os investimentos e levar qualidade de vida não apenas à Região Metropolitana, mas a todos os seus municípios, principalmente às comunidades rurais. Nessa frente, temos focado em Programas como o PE Produz e o Exporta PE, e obras de infraestrutura de Distritos Industriais, além da melhoria de mercados, açougues públicos e centros comerciais. Só ano passado, foram aplicados R$ 52 milhões em 13 cidades, entre elas Exu, Escada, Canhotinho, Pesqueira, São Bento do Una, Lagoa Grande e Taquaritinga do Norte. Mas a valorização da diversidade de nossa economia em suas 12 regiões de desenvolvimento é feita também quando apoiamos cerca de 40 feiras de negócios, exposições de animais e agrícolas
O desenvolvimento se constrói a partir dessa pluralidade de investimentos, é ouvindo e entendendo as demandas de cada produtor rural, de uma associação ou cooperativa que tão bem representam cada classe. É também entendendo que os resultados mudam vidas. Temos tido esse cuidado a partir de uma sensibilidade única, aprendendo e ouvindo as duas mulheres que trazem essa mudança de mentalidade, nossa governadora Raquel Lyra e vice Priscila Krause. É a mudança para garantir que Pernambuco prospere de maneira abrangente e sustentável, junto com o pernambucano.