Obra de Maria promove Pentecostes da Paz, em Assis, na Itália
A Comunidade Obra de Maria divulgou a programação do Congresso Internacional de Pentecostes da Paz, que acontece de 17 e 19 de maio de 2024, na cidade sagrada de Assis, na Itália. Em virtude da guerra entre o Hamas e Israel, o evento foi transferido da Terra Santa para Assis, onde estão sendo aguardadas cerca de 1.500 lideranças religiosas católicas do Brasil e do Mundo.Em 2023, o evento reuniu cerca de 2.800 pessoas em Belém e Jerusalém, cidades sagradas que são responsáveis por 80% das peregrinações religiosas da Obra de Maria no mundo.
O congresso contará com a participação de grandes lideranças católicas, como Frei Gilson e Irmã KellyPatrícia, e de padres-cantores, como Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo. Além das atividades no congresso, os participantes terão a oportunidade de realizar um tour pelas cidades italianas de Assis, Cássia, San Giovanni Rotondo (Terra de Padre Pio), Lanciano e Rivotorto.
O empreendedor social Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, destaca a importância de realizar o evento em meio ao cenário turbulento da guerra entre Israel e o Hamas na região da Faixa de Gaza. ‘Assis é a cidade da Paz. Jesus disse: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No mundo teremos aflições, conflitos, mas tenho coragem porque eu venci’. Em Assis, São Francisco sempre plantou a paz. Ele era o instrumento da paz, lembra Gilberto, e acrescenta: “Inclusive, no tempo da guerra, das cruzadas, enquanto todo mundo entrava em Jerusalém com as espadas, ele chegou com a cruz. Até hoje os franciscanos estão presentes em todos os lugares da Terra Santa”, compara Gilberto.
A guerra deflagrada desde 7 de outubro de 2023, a partir do ataque de Hamas a Israel na região de Gaza que matou cerca de 1.500 civis, tem gerado preocupações em todo o mundo devido à escalada de violência e ao impacto humanitário. O conflito, marcado por ataques aéreos, bombardeios e confrontos terrestres, resultou em inúmeras vítimas civis, deslocamentos em massa e danos materiais significativos. Em meio ao contexto de tensão e sofrimento, a realização do Congresso Pentecostesda Paz na cidade de Assis traz consigo uma mensagem de esperança e solidariedade, destacando a importância da fé e da unidade na busca por soluções pacíficas e duradouras para os conflitos mundiais.
“Nós estamos vivendo no Século 21. Nunca se houve tanta conferência da ONU com representantes do mundo inteiro tentando encontrar a Paz, querendo estender a bandeira branca. Mas esses conflitos trazem riscos de uma terceira guerra mundial. É inaceitável, impensável, com o mundo moderno que a gente vive hoje, ainda falarmos em guerra como atualmente. Nós precisamos encontrar o caminho da paz”, disse Gilberto, destacando que “de forma nenhuma podemos aplaudir o terrorismo, porque todos nós somos vítima dele”. Mas ao mesmo tempo – acrescenta ele – “temos que olhar, pensar, quantas pessoas são vítimas desse massacre”.
INOCENTES
O fundador da Obra de Maria disse que entende que não é fácil assimilar o que Israel passou: “Foram mais de 1.500 civis inocentes (crianças, jovens, idosos...) que foram massacrados pelos terroristas. Isso é inaceitável, porque essas pessoas não estão envolvidas em nenhum lado. Querem apenas viver num ambiente de paz, criar suas famílias com tranquilidade, mas são vítimas dos terroristas. E qualquer um de nós pode ser tornar vítima: que viaja, quem está no trem, quem está no metrô, quem está no avião. Ninguém fica seguro sem uma política de combate aos terroristas, de prendê-los, que seria o caminho mais certo”, resume ele.
Gilberto Barbosa destaca também que os inocentes da Palestina pagam um preço alto também deste a época de Cristo. “Jesus nasceu na Palestina, em Belém. Jesus foi refugiado, foi peregrino. Saiu de Belém o Egito como refúgio para sobreviver com a sua família. Isso é muito difícil. Crianças foram (e continuam sendo) sendo martirizadas, sacrificadas. É triste demais”, relata Gilberto, ressaltando que os tempos são muito difíceis e que “precisamos” rezar muito para que seja achada uma solução para tantos conflitos que estão ocorrendo no Oriente Médio.
PROGRAMAÇÃO
O Pentecostes da Paz terá uma programação extensa. No dia 18 de maio, o dia começa com momentos de animação e oração, às 9h, com Padre Bruno e Ministério da Canção Nova, e pregações com Frei Josué, às 9h30, Frei Hayden Williams, às 11h30, e Prado Flores, às 14h45. Também será exibido o testemunho do Padre Gianni Castorani, às 14h30, seguido por momentos de adoração com Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Frei Josué e lideranças católicas. A celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis, às 19h, será presidida pelo padre Reginaldo Manzotti.
No domingo, dia 19 de maio, as atividades continuarão com mais pregações, missas e momentos de oração. As pregações iniciam às 10 horas, com a pregadora Patti Mansfield, uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica no mundo, e finalizam às 11h45, com o Padre Fábio de Melo, que soma mais de 34 milhões de seguidores em suas redes sociais. Após o almoço, às 15 horas, a Santa Missa será celebrada pelo Padre Wagner Ferreira da Canção Nova. O evento finaliza com a Celebração da Paz no final da noite, com apresentações do Ministério de Música da Canção Nova, seguidos por shows da Irmã Kelly Patrícia, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Fábio de Melo, Frei Gilson e o encerramento.
HISTÓRIA
Os fiéis vão mergulhar na espiritualidade da região de Assis, cidade com 28 mil habitantes, conhecendo sua rica história religiosa e cultural. Os roteiros religiosos incluem visitas a locais sagrados, como a Basílica de São Francisco, que é Patrimônio Cultural da Unesco, construída em 1228, onde repousam os restos mortais do santo padroeiro da Itália, e Basilicadi Santa Chiara, construída entre 1257 e 1265, que abriga relíquias franciscanas, vestes e também uma cripta com os restos mortais de Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.
Além disso, os peregrinos poderão explorar os arredores da Itália, como a cidade de Cássia, com aproximadamente 3 mil habitantes, famosa pelo Santuário de Santa Rita, freira que viveu entre 1381 e 1457, e a cidade de San Giovanni Rotondo, na região da Puglia, que tem cerca de 27 mil habitantes e foi onde o Padre Pio viveu grande parte de sua vida e deixou um legado de devoção e milagres.
A comuna italiana Lanciano, na região dos Abruzos, província de Chiet, tem cerca de 35 mil habitantes e é conhecida por ser o local onde, segundo a tradição católica, ocorreu o milagre eucarístico, no qual o pão e o vinho da Eucaristia se transformaram em carne e sangue no século VIII, sendo reconhecido como milagre pela Igreja em 1574. Já Rivotorto, com aproximadamente 1500 habitantes, é reconhecida como o local onde São Francisco de Assis e seus seguidores iniciaram sua missão de simplicidade, marcando o início da Ordem Franciscana. Lá fica o Santuário di Rivotorto, do século 19, a cerca de 5 km de Assis e o Santo Tugúrio, cabana onde São Francisco produziu os primeiros escritos franciscanos.
Essas visitas oferecerão aos participantes uma experiência enriquecedora, conectando-os com os milagres e a história da fé católica na região de Assis, Itália.Esses momentos de visita aos lugares santos proporcionarão aos participantes uma conexão mais profunda com a espiritualidade e a história do cristianismo na região.
OBRA DE MARIA
A Comunidade Católica Obra de Maria, com sede na cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, tem como missão levar os ensinamentos da Virgem Maria para o mundo. Dentre esses ensinamentos, estão a caridade e a solidariedade como princípios básicos de trabalho e convivência. Com mais de 5 mil voluntários e missionários, a comunidade iniciada no ano de 1990 se expandiu pelos continentes e, hoje, está localizada através de seus representantes em 46 países, sendo 24 deles na África.
Fundada por Gilberto Gomes Barbosa e Maria Salomé, a Obra de Maria começou com sete jovens e atuando com ações evangelizadoras e também com obras sociais, com a construção de creches, escolas, internatos, hospitais e centros de reabilitação, sendo reconhecido pelo Vaticano e sua maior autoridade católica, o Papa.
A arrecadação para manter os projetos sociais vem da organização de eventos e projetos, como o Congresso Internacional de Pentecostes, que tem sua renda revertida para ajudar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, promovendo não só sua reintegração, mas também a sua dignidade perante a sociedade.
SERVIÇO:
Programação Pentecostes da Paz – Assis/Itália – 2024:
SÁBADO – 18/05.
09:00 – Animação e Oração
09:30 – Pregação: (Frei Josué)
10:30 – Intervalo
11:00 – Animação e Oração
11:30 – Pregação: (Frei Hayden Williams)
12:30 – Almoço
14:00 – Animação e Oração (Ministério Canção Nova)
14:30 – Momento de Testemunho: Pe Gianni Castorani
14:45 – Pregação: (Prado Flores)
15:45– Momento de Oração (Padre Bruno e Ministério da Canção Nova)
16:00 – Pregação (Patti Mansfield)
17:15 - Momento de Adoração (Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Frei Josué e outros líderes)
18:30 – Intervalo
19:00 – Santa Missa na Igreja de São Francisco (Padre Reginaldo Manzzoti)
20:30 – Jantar no Hotel
DOMINGO – 19/05
09:00 – Animação e Oração (Padre Bruno e Ministério Canção Nova)
10:00 – Pregação (Frei Gilson)
11:15 – Intervalo
11:45 – Pregação (Pe. Fábio de Melo)
12:45 – Almoço.
14:45 – Oração e Animação (Padre Bruno e Ministério da Canção Nova)
15:00 – Santa Missa (Pe Wagner Ferreira - Canção Nova)
16:30 – Intervalo
18:00 – Jantar
19:20 - Início da Celebração da Paz (Ministério de Música Canção Nova)
20:10 – Irmã Kelly Patrícia
21:00 – Pe Reginaldo Manzotti
21:50 – Pe Fábio de Melo
22:40 – Frei Gilson
23:30 - Término (Momentos Finais)