Obra da Barragem do Engenho Pereira será retomada para melhorar abastecimento e conter enchentes do Rio Jaboatão
Nesta quarta-feira (16), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou de um importante anúncio para os moradores do município: a obra da Barragem do Engenho Pereira será retomada. Paralisada em 2014, a licitação da obra teve ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (16), pela governadora Raquel Lyra, a vice-governadora, Priscila Krause, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, e o prefeito Mano Medeiros, durante lançamento do programa Águas de Pernambuco, no Museu Cais do Sertão. O investimento é de R$ 90 milhões e beneficiará cerca de 60 mil moradores do Jaboatão dos Guararapes e de Moreno.
“A falta de água e as enchentes são questões prioritárias nas quais temos trabalhado em diálogo com o Governo do Estado, para melhorar a qualidade de vida de muitos jaboatonenses. A obra da barragem tanto vai reforçar o abastecimento da população, quanto fazer a contenção de águas no Rio Jaboatão, evitando enchentes no município e em Moreno. A construção foi paralisada por falta de recurso e agora é diferente, o recurso já está garantido, então a gente tem certeza que ela terá começo, meio e fim. Nosso agradecimento à governadora por essa e outras iniciativas que estão nos ajudando a mudar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Mano Medeiros, convidado a falar em nome dos gestores da Região Metropolitana.
O programa Águas de Pernambuco prevê investimentos de R$ 6,1 bilhões, em quatro eixos: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Saneamento Rural, em todas as regiões do Estado. “Só temos 28% do nosso município saneado e a nossa meta, já apresentada pela Compesa, é até o final de 2025 termos 45% de saneamento e até 2035 chegarmos a 90% do nosso município saneado”, destacou Mano. “Enquanto município, seguimos disponíveis para fazermos política pública coletiva. Quem sai ganhando com isso é a população”, afirmou o prefeito, parabenizando a governadora por sua sensibilidade e diálogo com os prefeitos.