OAB-PE lança o projeto “Prerrogativas In Loco”
Com o objetivo de tornar cada vez mais efetiva a defesa das prerrogativas da advocacia estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) deu início, na quinta-feira (22), ao “Prerrogativas In Loco”. O projeto inédito da seccional estadual visa levar informações sobre os direitos e prerrogativas aos profissionais do Cais ao Sertão, e também ouvir as principais queixas da classe. A defesa intransigente das prerrogativas profissionais é um dos pilares da atual gestão da OAB-PE.
O pontapé foi dado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha de Joana Bezerra, na área central do Recife, por uma comitiva liderada pelo diretor tesoureiro da OAB-PE e coordenador do Sistema Estadual de Prerrogativas, Carlos Barros. Também presentes na programação, o presidente, a vice-presidente e o secretário geral da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Yuri Herculano, Tássia Perucci e Djair Calumbí Júnior, respectivamente.
O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, afirmou que a Ordem está firmemente comprometida com a defesa das prerrogativas e não permitirá que qualquer profissional seja impedido de exercer seu ofício. “A OAB-PE não tergiversa a respeito da violação das prerrogativas no nosso Estado”, ressaltou. “Já deixamos claro que, sempre que as prerrogativas dos advogados e advogadas forem feridas, vamos reagir de forma enérgica”, completou o presidente da OAB-PE.
O coordenador do Sistema Estadual de Prerrogativas, Carlos Barros, destacou a importância de aproximar ainda mais a OAB-PE da advocacia. “Esta iniciativa consiste no encurtamento da distância entre a Ordem e as advogadas e os advogados no tocante às comunicações de vulnerações do livre exercício profissional para adoção de providências pela seccional”, asseverou.
Presidente da CDAP, Yuri Herculano ressaltou que a OAB-PE tem prestado um grande trabalho à categoria, em defesa das prerrogativas, e lembrou que esta é “a causa primordial e final a OAB, que preza pela garantia de direitos, pela liberdade e o exercício livre da democracia”, frisou.
Funcionamento – O Plantão da Comissão de Prerrogativas da OAB-PE funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos números (81) 9.9693.0221 e (81) 9.9987.0401. Além disso, na seccional, são oferecidos serviços como assessoria jurídica. Uma página dentro do site da OAB Pernambuco reúne todos os serviços.