Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

“Nós nunca tivemos um episódio sequer de fraude que fosse atribuído as urnas eletrônicas”, frisa Gilmar Mendes


Por: REDAÇÃO Portal

22/08/2022
    Compartilhe:

 

Ainda em conversa com jornalistas durante visita ao Recife, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi questionado sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, e de questionamentos levantados por candidatos para as próximas eleições, neste ano. 

“Eu tenho a impressão que o sistema já é um sistema super testado. Ele começou em 96 exatamente para responder à possibilidade de fraldes e tudo mais, e tem sido testado.”, afirmou. Ainda para ressaltar a afirmação, Gilmar frisou seu trabalho durante sua passagem na presidência do TCE. “Eu mesmo, quando passei pela presidência do TCE, nesta última fase 2016-2018, a mim me coube, juntamente com o ministro Dias Toffoli, implementar a biometria, que é mais um passo no sentido da segurança”

Ainda relembrando a história das urnas, o ministro ressalta que não existem relatos de fraudes nas urnas ao longo da história política brasileira, e supõe as motivações por trás destes questionamentos. “Nós nunca tivemos um episódio sequer de fraude que fosse atribuído as urnas eletrônicas, de modo que, acho que o modelo é bastante testado. O que me parece é que se inventou um pouco essa história, esses modelos populistas ou de feição iliberal, vivem atrás de determinadas mensagens que possa unir o seu grupo. E, acho que, se achou então essa desculpa em relação às urnas eletrônicas inclusive talvez para justificar uma possível derrota nas eleições” 

Ele relembra que na eleição que Jair Bolsonaro foi eleito presidente, antes do resultado, muitos diriam que seria impossível, porém, nunca houveram queixas de fraude. Gilmar termina afirmando que, “acho que todos os políticos responsáveis sabem que não há fraude no sistema político eleitoral

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook