Na rota do desenvolvimento: infraestrutura e os desafios da eficiência logística em Pernambuco
*Por André Teixeira Filho
Estive na última semana na Multimodal Nordeste, evento voltado para a expansão do setor logístico no nosso estado. Fiquei impressionado com o número de empresas e com o grande movimento de pessoas do setor circulando pela feira no novo Recife Expo Center. Isto demonstra a dinamização econômica de uma área que demanda investimentos em portos, aeroportos, estradas, ferrovias e armazéns. A eficiência da infraestrutura logística torna o estado mais competitivo para atrair novos investidores, ao tempo que transforma Pernambuco um melhor lugar para se viver.
Dentro da feira, estiveram, em espaços de destaque, o Complexo Industrial e Portuário de Suape e o Porto do Recife, dois ancoradouros-chave para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. Nosso estado já nasceu, geograficamente, privilegiado e é, naturalmente, um entreposto logístico, além de ser um estado industrial de cadeias diversificadas. É inegável que o Porto de Suape é um dos principais portos brasileiros, sendo o maior em movimentação de contêineres do Nordeste, líder nacional em graneis líquidos e gases e o maior hub de veículos do Norte e Nordeste brasileiro. Por ano, movimenta mais de 1,5 mil navios e movimentará muito mais com a recente conclusão da dragagem do canal externo e licitação da dragagem do canal interno. Já o Porto do Recife vem resgatando sua importância histórica e, já no primeiro semestre de 2024, registrou um aumento de 40,8% na movimentação de cargas, além de recursos que estão chegando.
E para que o setor logístico opere de forma competitiva no nosso estado e coloque Pernambuco na rota de empreendimentos que geram renda e emprego, investimentos são essenciais. Só para citar alguns, temos mais de 800 km de rodovias recuperadas com recursos de R$1,5 bilhão, a retomada da Transnordestina em Pernambuco, e a conclusão do Projeto e garantia de recursos para o trecho Sul do Arco Metropolitano. Também não poderia deixar de lembrar do aumento em 60% da capacidade do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes e dos investimentos recentes nos aeroportos de Serra Talhada, Caruaru, Salgueiro, Fernando de Noronha.
Temos focado ainda no processo de atração de investimentos no setor de logística, reconhecendo sua importância transversal para diversos outros setores. Isso além de parcerias estratégicas, incentivos fiscais e promoção de nossas vantagens competitivas em feiras e eventos do setor. Apenas na Agência de Desenvolvimento do Estado (Adepe), mais mais de 30 empreendimentos logísticos estão em fase de implantação e acompanhamento.
A logística facilita o comércio, aumenta a competitividade das empresas e melhora a qualidade de vida das pessoas. Além disso, permite a integração das regiões do país e a distribuição equitativa de recursos e oportunidades. Entendemos que o Governo de Pernambuco segue promovendo o desenvolvimento priorizando investimentos estratégicos que fomentam a infraestrutura com vistas à eficiência logística.