Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Na retomada dos investimentos da Refinaria Abreu e Lima, Lula e Raquel falam em resgatar "tempos áureos" do desenvolvimento econômico


Por: REDAÇÃO Portal

18/01/2024
    Compartilhe:

Foto: Foto: Janaína Pepeu/Secom

Nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veio a Pernambuco, pela primeira vez em 2024, para dar o pontapé inicial na retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST). Após o detalhamento dos investimentos, que serão destinados para a construção do trem 2 e ampliação do trem 1 da refinaria, que fica localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, discursaram o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente Lula. 

Nos três discursos, o mote foi o mesmo: a retomada do desenvolvimento econômico e da geração de emprego e renda na região, que em seus tempos áureos foi um verdadeiro canhão da economia pernambucana. "É muito bom ser campeão de cabotagem, mas queremos mesmo ver navios grandes chegando aqui, importando e exportando petróleo, carros, é isso que queremos ver no nosso estado", afirmou Raquel Lyra. A gestora também sinalizou, mais uma vez, a boa relação institucional que vem mantendo com o Governo Federal e com todo o corpo ministerial. "Com a viagem do último dia oito (de janeiro), completei 29 idas a Brasília em um período de 13 meses. Quero fazer aqui um registro, da solidariedade do presidente Lula e do Governo Federal ao povo de Pernambuco, trabalhando de maneira incansável para que pudessemos retomar a nossa capacidade de investimentos", concluiu. 

O presidente Lula fez uma fala longa: quase 30 minutos. Em grande parte do tempo, não faltaram alfinetadas ao ex-presidente Bolsonaro e aos parlamentares bolsonaristas. Na segunda metade do pronunciamento, o chefe do Executivo Nacional reforçou o potencial econômico do país e a necessidade de posicionar o Brasil em uma posição de protagonismo no comércio exterior, aproveitando as oportunidades do mercado de carbono verde. "Eu sei o que vocês passaram, o que o sindicato dos petroleiros passou. Vamos descobrir cada funcionário que foi mandado embora daqui, e trazê-los de volta para cá", disparou. "Quero terminar falando de Brasil. Tenho mais três anos de mandato, e podem ter certeza de que vocês ainda vão ver muita coisa boa nesse país. Não voltei para fazer a mesma coisa, voltei para fazer mais", finalizou Lula. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook