Morre aos 85 anos, Marcos Vilaça, imortal da ABL

Morreu, neste sábado (29), um dos maiores intelectuais do Brasil. Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, escritor, advogado, professor de direito internacional, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), morreu no Recife, aos 85 anos, deixando um legado significativo nas áreas da literatura e do ensino.
Ele estava internado na Clínica Florença, na capital pernambucana. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Natural de Nazaré da Mata, na Mata Sul de Pernambuco, Vilaça nasceu em 30 de junho de 1939. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lecionou por várias décadas, era defensor do conhecimento e da cultura.
Desde 1985, ocupava a cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão de Mauro Mota, e presidiu a academia em dois mandatos, de 2006 a 2007 e de 2010 a 2011. Na ABL, o pernambucano recebeu nomes como Ariano Suassuna, Alberto da Costa e Silva e Marco Maciel.
Vilaça foi autor de obras marcantes, como “Nordeste: Secos & Molhados” (1972), “Recife Azul, líquido do céu” (1972) e “O tempo e o sonho” (1984). Seu trabalho não apenas enriqueceu a literatura brasileira, mas também contribuiu para a discussão de temas sociais e culturais relevantes.
Ele deixa um legado de conhecimento e reflexão, além de uma família que inclui os filhos Rodrigo Otaviano e Taciana Mendonça. O filho mais velho, Marcantônio, já havia falecido em 2000. Sua esposa, Maria do Carmo Duarte Vilaça, também já tinha morrido.
A comunidade acadêmica e literária lamenta sua partida e celebra sua contribuição inestimável para a cultura brasileira. Marcos Vinicios Vilaça será sempre lembrado como um defensor da educação e um apaixonado pela literatura, cuja obra continuará a inspirar futuras gerações.
O corpo de Marcos Vilaça será cremado e as cinzas serão jogadas na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, assim como foi com as de sua esposa Maria do Carmo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Ministro da AGU, Jorge Messias recebe comenda da Ordem do Mérito Capibaribe
Honraria entregue pela Prefeitura do Recife é a mais alta do município
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Camaragibe autoriza nova ordem de serviço de pavimentação no Bairro dos Estados
Investimento é de R$ 645 mil