Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Ministros Silvio Costa Filho, Renan Filho e Carlos Fávaro apresentam ações para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024


Por: REDAÇÃO Portal

06/02/2024
    Compartilhe:

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou, nesta terça-feira, as ações prioritárias do Governo Federal para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024. O anúncio ocorreu, em Brasília, com as presenças dos ministros dos Transportes, Renan Filho; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Na ocasião, também foi apresentado um balanço do que foi feito no primeiro ano de gestão para impulsionar os principais corredores e as medidas previstas para este ano. 


No evento, Costa Filho ressaltou a importância de uma agenda integrada entre os ministérios e destacou a necessidade de ampliação e modernização dos portos brasileiros, por onde passam 95% da exportação nacional, para acompanhar o crescimento da produção agropecuária do país. “Tivemos em 2023 um crescimento de 29% só na exportação dos dois maiores ativos do agro, soja e milho. Por isso, estamos com um plano estratégico desenhado com o aval do presidente Lula, que vai desde investimentos em dragagem, em recuperação de mole (cais para navios), em área de estacionamento para acomodar caminhões. Tudo para potencializar a exportação do agro brasileiro”, ressaltou. 


Entre os investimentos previstos para 2024, o ministro apresentou o valor de R$ 639 milhões que serão aplicados em portos e hidrovias para escoamento da safra e os projetos que serão priorizados com a criação da Secretaria de Hidrovias e Transporte Aquaviário: hidrovia do Rio Madeira, do Rio Paraguai, da Lagoa Mirim, da Barra Norte e a hidrovia do Tocantins.


No âmbito das rodovias e ferrovias, os investimentos públicos estão destinados aos corredores logísticos dos chamados Arco Norte e Arco Sul/Sudeste, e incluem diversas obras estruturantes, ações de manutenção e outras medidas para aumentar a segurança e a fluidez nas rotas de distribuição de grãos nos mercados interno e externo.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook