Ministro do STJ recebe título de cidadão pernambucano
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell recebeu, na manhã desta quinta-feira (04/04), o título de cidadão pernambucano das mãos do deputado estadual Eriberto Filho (PSB), em solenidade altamente prestigiada pelo mundo jurídico do Estado. A proposição foi de autoria do ex-presidente da Alepe, o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB), em parceria com o deputado Francismar Pontes (PSB).
Representando os parlamentares autores da homenagem, o deputado Eriberto Filho lembrou que a nomeação de Campbell Marques para o STJ, em 2008, pelo presidente Lula, consolidou sua trajetória como um dos mais respeitados juristas do país. “O ministro Mauro Campbell tem sido uma das vozes mais influentes na promoção da justiça e na aplicação equitativa das leis. Com a entrega deste título, Pernambuco reconhece um jurista de méritos inquestionáveis e celebra os valores que ele representa: integridade, sabedoria e zelo pela justiça”, ressaltou Eriberto Filho.
Além do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e do ministro Campbell, compuseram a mesa de trabalhos o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Fernando Braga; e o deputado Eriberto Filho. Diversos desembargadores, juízes e integrantes do mundo jurídico participaram do evento, além de empresários como João Carlos Paes Mendonça e Ricardo Essinger, presidente da Fiepe.
Experiência – Ministro do Supremo Tribunal de Justiça desde 2008, Mauro Campbell Marques é o atual presidente da 2ª turma do STJ. Iniciou a vida profissional como advogado e já exerceu diversas funções na carreira pública, como promotor de Justiça, secretário-geral do Ministério Público do Amazonas, procurador-geral de Justiça, corregedor-geral da Justiça Federal e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Também já recebeu mais de 70 condecorações, entre títulos e medalhas, e já publicou dezenas de artigos científicos.