Marcelo Gouveia fala em possível “colapso” de algumas prefeituras caso os repasses siga caindo
Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e ao Programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, Marcelo Gouveia (Podemos), prefeito de Paudalho e vice-presidente da Amupe, falou sobre a grave situação financeira enfrentada pelas prefeituras pernambucanas devido à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O gestor ressaltou que as prefeituras já vinham enfrentando desafios financeiros devido à excessiva responsabilização imposta desde a Constituição de 1988. Ele destacou que os municípios recebem apenas cerca de 15% de todo o bolo tributário, mas são justamente nos municípios onde a maior parte dos serviços públicos são ofertados.
“As prefeituras já não vinham em uma boa condição financeira devido ao exesso de responsabilização, desde a constituição de 1988. Então, a gente tem muita responsabilidade para pouco recurso. Apenas cerca de 15% de todo bolo tributário é destinado para os municípios, mas são nos municípios onde a maior parte dos recursos são destinados”, enfatizou Gouveia.
Com a queda no repasse do FPM, a situação se agravou ainda mais. o prefeito alertou que as cidades estão à beira do colapso e que uma intervenção federal ou estadual se faz necessária para evitar uma crise ainda mais profunda. Ele ainda enfatizou que os gestores municipais enfrentam uma realidade difícil, tendo que lidar com despesas crescentes e recursos insuficientes.
“Os municípios já estavam em uma situação difícil e com essa queda no repasse do FPM, eu posso dizer que eles vão praticamente colapsar se não tiver nenhuma intervenção federal ou estadual”, alertou.