Mano Medeiros confirma inauguração do Hospital da Mulher e da Criança
Em sabatina na Rádio Maranata Mano falou sobre as obras feitas em Jaboatão e os projetos para que o município avance ainda mais.
“Não é promessa, é fato! Estamos ampliando a maternidade, que vai ser o Hospital da Mulher e da Criança. A obra já está em andamento, com a perspectiva de ser entregue no primeiro semestre de 2025”. A declaração foi feita pelo prefeito e candidato à reeleição em Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, em sabatina na Rádio Maranata FM, nesta quinta-feira (26). Mano falou sobre as principais ações da sua gestão e de projetos para a saúde, educação, causa animal, infraestrutura, geração de empregos, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população jaboatonense.
Sobre o Hospital da Mulher e da Criança, Mano Medeiros explicou que na unidade as mulheres terão direito a todo tipo de assistência, desde cesarianas a partos normais, e cirurgias eletivas em crianças. O prefeito confirmou que ainda neste ano será inaugurado o laboratório, que vai fazer parte da unidade hospitalar e está em obras. “O laboratório vai ficar focado em exames nas mulheres e nas crianças”, ressaltou. Mano afirmou que uma das propostas do seu plano de governo é construir mais unidades de saúde, e estender o horário de funcionamento dos PSFs, para ampliar a cobertura até 78% da população. “Nesta semana estaremos reativando o posto de Novo Horizonte que passou por reforma, assim como o de Barra de Jangada”, citou. Ainda em relação à saúde, Mano falou sobre as atividades da Superintendência para Pessoas Com Deficiência, criada na sua administração. “Estamos discutindo com o segmento e ontem, por exemplo, tivemos reunião no comitê de Jaboatão Centro e fiquei muito emocionado com os depoimentos das mães das crianças com PCD”, citou, se referindo ao encontro dessa quarta-feira (25), que reuniu mais de 300 pessoas, entre mães e crianças portadoras de deficiência e com Síndrome do Espectro Autista.
Educação
Assim como na saúde Mano Medeiros enfatizou que a gestão está investindo de forma permanente em educação, com requalificação de escolas, capacitação e contratação de novos professores, via concurso público. “25% da nossa receita é investida na educação”, declarou. Mano citou o trabalho de valorização do profissional em educação, afirmando que os profissionais passam por curso de formação permanente. Também ressaltou que vai ampliar o número de unidades educacionais de três para 30. Sobre a merenda nas escolas, o prefeito foi enfático ao afirmar que a de Jaboatão é uma das melhores do estado. “A merenda é acompanhada por nutricionistas, tem fornecimento balanceado, uma carga nutricional e os pais têm elogiado”, assegurou. “Ontem estive numa escola, conversei com os pais e uma senhora elogiou dizendo que o suplemento que deixou repassar suplemento ao filho, porque a merenda supria e isso me deixa muito feliz”, contou.
Causa Animal
Ao falar sobre assistência aos animais, Mano Medeiros lembrou que Jaboatão tem uma Secretaria de Bem Estar Animal criada na sua gestão, que implantou duas unidades de atendimento aos pets, em Massangana e outra em Cavaleiro. “Nossa intenção é ampliarmos para termos sete unidades, em cada uma das regionais. Não é promessa, é ação e nós estamos atuando e tratando a causa dos pets com muita responsabilidade”, declarou.
Geração de Empregos
Questionado a respeito do incentivo a geração de empregos, Mano Medeiros citou os programas implantados na sua gestão: o Jaboatão Aprendriz, voltado para adolescentes de 14 a 24 anos e o Jaboatão Mais, que capacita os jovens para o empreendedorismo. Ambos com o objetivo de inserir a juventude no mercado de trabalho, através de acordos com empresas privadas, que se comprometem a adotar a contratação desses jovens. “Fui embarcar na Latam e lá havia três jovens fazendo o despacho de bagagens e me abordaram dizendo: prefeito, muito obrigado, eu passei pela formação do Jovem Mais, entrei como Jovem Aprendiz na Latam e hoje estou efetivado”, exemplificou.
Infraestrutura
Entre os marcos da gestão Mano Medeiros estão as obras de infraestrutura, como pavimentação, requalificação de vias, drenagens e contenção de encostas. Segundo ele, até o final deste ano a prefeitura irá contabilizar intervenções em 300 ruas, com investimento de R$ 150 milhões. “As pessoas me perguntam qual o grande projeto da sua gestão e eu respondo que é dar dignidade às pessoas. E dar dignidade é um asfalto, um saneamento, uma iluminação, é passar nas ruas e ver a satisfação da população com o trabalho que nós estamos fazendo”, diz Mano. Sobre o acesso a Muribeca, além da requalificação da PE 17, ele destaca que estão sendo feitas obras no entorno da BR 101 com a PE, para tentar minimizar o engarrafamento na área. “Um pouco mais adiante ali na Vitarella, nós conversamos com o DNIT, com o governo do estado, e vai ser apresentado projeto para um viaduto que vai melhorar o trânsito. Paralelo a isso, próximo à PE 17, nós também estamos com um estudo para fazer um mini arco, pra facilitar o acesso de entrada e saída de veículos e de transporte de carga pesada”, declarou.
Lagoa Olho D´Água
“Fizemos uma intervenção muito forte, com drenagem do canal Olho D´Água. Fizemos alargamento e aprofundamento e hoje o trecho tem mais ou menos 30 metros de largura e quatro de profundidade e a lagoa passou a respirar”, explicou, ao falar sobre a lagoa. Mano afirmou que existe um projeto de requalificação já pronto. E disse que não tem nenhuma dificuldade em procurar o governo do estado e o federal. “Nossa proposta é construir unidades habitacionais na própria lagoa. Requalificar ela no que diz respeito à mobilidade e acesso das pessoas, construir um parque linear, o que está sendo proposto nesse anteprojeto”, esclareceu, destacando que vai buscar investimentos com os governos e bancos.