Machados realiza a 105° Festa do Padroeiro São Sebastião
Após dois anos sem realizar a festividade devido à pandemia da Covid-19, a gestão municipal preparou uma programação repleta de atrações
Nesta sexta-feira (20), o município de Machados, Agreste Setentrional de Pernambuco, iniciou a 105° Festa do Padroeiro São Sebastião. Logo cedo, abrindo as comemorações, foi celebrada uma Missa solene, acompanhada de uma alvorada pelas ruas da cidade, com a Banda 25 de Setembro, regida pelo Maestro Pedro, convocando os munícipes e visitantes a participarem das festividades. Encerrando a programação de abertura, terá às 19h a Novena e às 19h30 a tradicional procissão da Bandeira percorrendo as principais ruas de Machados.
Na abertura foi preparada uma exposição de fotos antigas de festas anteriores e um bate papo com o professor Rosimar Gabriel de Queiroz, falando da fundação das comemorações do padroeiro, contando a história de fé e tradição, da fundadora da iniciativa, e mostrando registro da tradicional festividade.
E as comemorações seguem até o dia 30 de janeiro, dia marcado para acontecer a subida da imagem do “Santo” ao altar, encerrando a festa de São Sebastião. Encerrando a programação religiosa, terá a apresentação do Padre Damião Silva, no último dia de festa, no pátio de eventos, por trás da Igreja Matriz. Toda a organização das festividades está sendo realizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom).
Mantendo a tradição
A prefeitura municipal de Machados tem valorizado as tradições da cidade e vem preparando uma programação recheada com diversão e serviços para os munícipes e visitantes. A gestão divulgou nas redes sociais as atrações confirmadas para alegrar os machadenses durante a festa do padroeiro no Pátio de Eventos de Machados, localizado ao lado da prefeitura da cidade. Entre as principais atrações, estão: Toca do Vale, dia 28, e o Forró do Muído, dia 29, trazendo um repertório atualizado.
Durante a abertura da festa, houve apresentações culturais com dois poetas, o machadense, Edvaldo Zuzu e Felipe Pereira, dupla de repentistas, cantando a história da festa do padroeiro São Sebastião, da fé, da tradição e da cultura da cidade e a Ciranda Raiz da Mata Norte do Mestre Anderson Miguel. Essas atrações da cultura popular foram articuladas e divulgadas pela assessoria de imprensa, e aconteceu nesta sexta-feira (20), logo após a Santa Missa, no Mercado Multicultural, na Praça de São Sebastião. Com a reportagem da TV Globo Nordeste, ao vivo, dentro do telejornal “Bom Dia Pernambuco”, mostrando a celebração da Missa solene de abertura da festa de São Sebastião.
As secretarias municipais têm se mobilizado e preparado ações durante a abertura da festa. A secretaria de Saúde montou uma tenda com equipe multidisciplinar com os seguintes serviços: intensificação da temática do Janeiro Branco em alusão aos cuidados com saúde mental e Janeiro Roxo, trabalho de alerta sobre hanseníase, entrega de panfletos reflexivos aos temas, profissionais disponíveis para esclarecimentos à comunidade, psicólogos, e enfermeiras das UBS, orientação sobre vacina, além de reforçar a importância da vacinação, após dois anos de campanha contra a covid-19 no município, consultório odontológico móvel, com dentista, aferição de pressão arterial e de glicose e ambulâncias com enfermeiros a disposição.
A Secretaria de Assistência Social está emitindo documentações e entregas de CPF e identidade na ação. A Secretaria de Agricultura preparou uma tenda onde foram expostos produtos da terra, como: açaí, banana, limão e pitaya. As ações acontecem na Praça de São Sebastião e no Mercado Multicultural, centro da cidade. A Biblioteca Municipal através da Secretaria de Educação esteve com uma barraca expondo trabalhos feitos em oficinas de contação de histórias.
Curso de Fruticultura
Com a articulação da Secretaria de Agricultura de Machados, as inscrições do curso de fruticultura oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (SENAR-PE) foram prorrogadas até o próximo dia 25 de janeiro. As aulas terão início dia 18 de março, serão 70% semipresenciais, com a parte teórica sendo realizadas a distância e 30% presenciais, a parte técnica sendo feitas nos sítios das localidades, com atividades práticas aos sábados, com duração de dois anos e meio.
As inscrições podem ser feitas no site do SENAR nacional, no seguinte link: etec.senar.org.br. A iniciativa contempla qualquer pessoa que deseja participar da formação técnica, e principalmente os municípios que fazem parte do Vale do Siriji.