Junior Matuto rebate acusações de corrupção e declara: "estou muito tranquilo"
Foto: Reprodução/Instagram
O candidato a prefeito do Paulista pelo PSB, Junior Matuto, rebateu as acusações de corrupção feitas pelos opositores, enquanto ex-gestor do município (2013-2020), afirmando estar tranquilo e amparado na Justiça.
Matuto foi o sabatinado na Rádio Folha FM desta segunda-feira (16). Na ocasião, o candidato foi questionado, entre outros temas, sobre saúde, cultura, educação e segurança pública.
Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou Junior Matuto (PSB) do cargo de prefeito, por duas vezes, em meio às investigações da Operação Chorume, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
À época, o então gestor era investigado por fraude em licitação envolvendo uma empresa de limpeza urbana que prestava serviço ao município do Paulista, via Parceria Público-Privada (PPP). Além de Matuto, outras oito pessoas foram alvo dessa operação.
O ex-prefeito também foi investigado na Operação Locatário, envolvendo mais seis servidores públicos e o dono de uma empresa de locações. Havia suspeita de um esquema, entre os envolvidos, cujo desvio de dinheiro chegava a R$ 900 mil.
Ainda em novembro de 2020, o Supremo Tribunal Federal, por meio de liminar do ministro Dias Toffoli, decidiu que Junior Matuto deveria ser reintegrado à Prefeitura do Paulista. O ministro havia entendido que as determinações anteriores "não indicaram elementos concretos e individualizados, aptos a demonstrar de que forma o paciente poderia atrapalhar o curso das investigações caso mantido fosse na chefia do Poder Executivo local".
Questionado sobre toda essa situação durante a sabatina da Rádio Folha FM, Matuto disse que toda a situação já foi resolvida na Justiça. O candidato também afirmou que, anteriormente, ainda enquanto prefeito, havia feito o distrato da PPP com a empresa de limpeza urbana e aplicado multa após irregularidades.
Matuto aproveitou para criticar os opositores:
"Temos candidato em Paulista que não conhece a cidade e não é conhecida. Temos candidato em Paulista que já foi deputado e que não fez nada pela cidade. (...) Temos candidato em Paulista que está à serviço de outras candidaturas, porque não tem a capacidade de abrir a boca para propor nada - a não ser falar mal de Junior Matuto", disparou.