Jaboatão e Senac se unem em curso sobre reaproveitamento de alimentos
Foto: Chico Bezerra/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em uma ação focada na agricultura familiar, está realizando cursos ministrados nos engenhos da Zona Rural do município. A primeira capacitação teve início no Engenho Salvador, com o Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos para Agricultores, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizado Profissional (Senac).
O curso tem como objetivo ensinar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos de acordo com as boas práticas para os serviços de alimentação e as técnicas gastronômicas aplicáveis. Aprendendo novas técnicas, os agricultores podem agregar valor a sua produção in natura com a fabricação e venda de produtos, contribuindo para o aumento de geração de renda.
Os temas abordados são: desperdício e perda: conceitos e importância; critérios para seleção de alimentos: aspectos sensoriais (textura, odor, cor e aparência); safras de frutas e hortaliças; características de alimentos orgânicos e convencionais; hábitos de higiene pessoal do manipulador; higienização de equipamentos, utensílios e do ambiente; procedimento de higienização de frutas e hortaliças; elaboração de receitas; e plantas alimentícias não convencionais (PANCs): conceitos e utilização em receitas.
Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos, só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. A maior perda (45%) é de frutas, verduras e legumes. A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por esse motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação a aparas e espessuras das cascas removidas.
OUTROS CURSOS
A programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), envolverá outros cursos e oficinas de capacitação para os agricultores jaboatonenses, ao longo do próximo ano. Entre os quais estão: beneficiamento caseiro da macaxeira, associativismo e cooperativismo, design de pratos, produção de doces e salgados, gastronomia do côco, cardápio saudável, ecoturismo e educação ambiental. Também haverá consultorias sobre oportunidades na área rural, gestão do agronegócio, boas práticas agrícolas, certificação de produtos orgânicos e qualidade do leite.
Todo esse planejamento está sendo feito conforme o Censo Rural iniciado pela Prefeitura do Jaboatão, na Zona Rural do município. Essa ação tem o objetivo de identificar o número de agricultores familiares, produção e as necessidades para desenvolver o setor e melhorar a qualidade dos produtos.