Iza Arruda defende importância de políticas públicas para saúde feminina em congresso do UVP Mulher
O Encontro de Mulheres Vereadoras de Pernambuco aconteceu, ontem (01), em Gravatá. A presidente do MDB Mulher Pernambuco, Iza Arruda, foi uma das palestrantes do encontro. Com o tema “Saúde e Políticas Públicas para Mulher: quais os melhores métodos aplicados na gestão pública”, Iza defendeu, entre outros pontos, a importância da humanização no atendimento as mulheres.
Fisioterapeuta de formação, Iza Arruda iniciou sua trajetória profissional nas salas de parto, trabalhando como doula. Durante o encontro, ela destacou a importância do protagonismo da mulher nas decisões sobre seu próprio corpo. “A saúde pública precisa estar atenta e preparada para acolher e garantir condições dignas de atendimento para as mulheres. E cada vez mais o atendimento deve ser feito de forma humanizada, respeitando os grupos sociais, seus valores, crenças e, principalmente, a vontade da mulher”, reforçou.
Iza também destacou a importância de políticas de acolhimento por parte das prefeituras do estado. “Em Vitória de Santo Antão temos a Casa Lisbela. O equipamento é um exemplo de políticas públicas voltadas para a mulher. Lá uma equipe multidisciplinar promove o acolhimento de mulheres vitimas de violência doméstica ou sexista. Esse é um exemplo de como a gestão pública pode fazer a diferença na vida das mulheres”, finalizou.
Promovido pela União de Vereadores de Pernambuco, o Encontro de Mulheres Vereadoras de Pernambuco tem o objetivo de fomentar o debate sobre a participação das mulheres na política e na sociedade. Diversas palestrantes vão participar dos debates nos dois dias de evento.