Isaltino Nascimento é homenageado com Medalha de Mérito José Mariano nesta quarta (14)
Foto: Pedro Liberal
O discurso da sessão em homenagem ao deputado estadual Isaltino Nascimento, foi iniciado por Luiz Eustáquio, que ressaltou a importância do evento para seu companheiro de luta há mais de 30 anos, desde a época do movimento sindical, com quem esteve ao lado na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco, em 1989. “Fiz questão de fazer essa homenagem a você, meu amigo, pela importância que tens na sociedade recifense, pernambucana, pela sua história, construída por uma trajetória de lutas, sempre muito à frente na batalha pelos direitos dos mais oprimidos e dos trabalhadores”, declarou o vereador.
Luiz Eustáquio também destacou o caminho traçado por Isaltino nos cinco mandatos na Alepe, reconhecendo o deputado estadual como um grande líder no qual aprende e se espelha. “Sempre admirei e respeitei Isaltino pela sua inteligência, capacidade política e de articulação. Esta não é uma homenagem de um amigo, é uma homenagem para uma pessoa que todos que estão aqui sabem da sua trajetória honrosa, construída nas ruas e que hoje orgulha a cada um que o ajuda a estar na Alepe. Isaltino representa o pobre, o mais humilde, quem mais precisa de atenção. Hoje nos orgulhamos em termos um representante nosso no poder legislativo pernambucano. Por isso, Isaltino, é com muito orgulho que faço essa homenagem a você, uma homenagem, também para cada um que acredita e vota em você para trabalhar em prol dos mais de 9 milhões de pernambucanos”, finalizou.
Ao subir no púlpito, emocionado, o parlamentar homenageado saudou a todos presentes e não se rendeu às lágrimas. “Não sou de chorar, faz tempo que eu não choro. A última vez que chorei foi quando minha avó faleceu. Estou realmente emocionado, diante de tanta gente querida, que está comigo, na luta diária, algumas pessoas desde o começo de tudo”, enfatizou Isaltino. O líder do governo do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que pleiteia mais uma reeleição para a Casa de Joaquim Nabuco, relembrou sua caminhada política e reafirmou que seu mandato é plural, lutando pelos trabalhadores e trabalhadores, pelas comunidades, pelos quilombolas e indígenas, pela liberdade religiosa, pelo respeito à comunidade LGBTQIA+, dentre outros movimentos sociais que o parlamentar atua em defesa, na busca de desmistificar o que a elite categoriza com preconceito, racismo e desprezo. Isaltino também relembrou quando foi eleito vereador do Recife em 2000. “Essa Casa (José Mariano) me ensinou muito. Cheguei aqui na Câmara Municipal do Recife com a experiência do movimento sindical, mas foi aqui que aprendi a ouvir com mais parcimônia o outro, a saber escutar o próximo e respeitar as diferenças e os pensamentos divergentes. Ensinamentos estes que carrego até hoje na minha vida política”, pontou o homenageado.
O vereador Romerinho Jatobá, atual gestor da Câmara Municipal do Recife, presidiu a solenidade e reafirmou a importância da entrega da maior honraria da Casa ao deputado. “ Não foi pela amizade apenas, foi uma honraria aprovada por unanimidade pelo fato de Isaltino ter uma história reconhecida e respeitada por servir o povo do Recife e de Pernambuco”. Ainda na composição da mesa, estavam o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em Pernambuco (Sindacs/PE), Graciliano Ramos; o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep/PE), José Carlos Oliveira; a secretária dos aposentados do Sindsprev/PE, Amara Vital; e o secretário geral do Sindsprev/PE, Irineu Messias. A Medalha de Mérito José Mariano é conferida a qualquer pessoa física ou jurídica, desde que tenha se consagrado mundialmente por serviços prestados à humanidade e à paz mundial.